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Tráfego orgânico X Tráfego pago: Qual a diferença?

Entenda quais são as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago e em qual melhor opção.

O marketing digital envolve inúmeros parâmetros e estratégias para fazer a gestão de uma marca na internet. 

Um desses parâmetros é o tráfego. Tráfego, a grosso modo, é o conjunto de visitas dos usuários ao seu site. 

Esse tráfego pode vir de forma natural ou pode ser adquirido investindo dinheiro para que ele aconteça. 

No post de hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre tráfego e explicar qual cenário é melhor. 

Tráfego Orgânico

TRAFEGO ORGÂNICO é o tráfego que acontece de forma natural. Um usuário faz uma busca na internet por determinado termo e encontra uma página do seu site sem que seja em um link de campanha paga.


Algumas maneiras e ferramentas para monitorar o tráfego orgânico:

GOOGLE -  Google Search Console, Google Analytics, Google My Busyness, SEMRUSH e Worrank

REDES SOCIAIS - Insights da página do Facebook, Reportei e Dashgoo

Painel Search Console do Google - Mapeamento de acessos orgânicos

Tráfego Pago ou Patrocinado

TRAFEGO PAGO são os acessos por meio de anúncios patrocinados. Ou seja, que em estão sendo pagos para ser exibidos

Alguns exemplos de ferramentas de tráfego pago:

  • Google Ads
  • Facebook e Instagram Ads
  • Linkedin Ads
  • Youtube Ads


Vantagens de investir em tráfego pago:

  • Rápido retorno - Como as campanha são pagas as ferramentas tendem acelerar a exibição dos campanhas e anúncios.


Desvantagens do tráfego pago

  • Verba disponível - É fundamental que para campanha ser veiculada ela precisará do pagamento prévio na maioria dos casos. Algumas empresas tem como opção pagamento via boleto bancário pré-pago mas na grande maioria a transação será realizada via cartão de crédito. 

Painel Google Ads - Dados gerais de campanhas patrocinadas

Pagar por tráfego é ilegal?

Não, o tráfego pago não é ilegal. É perfeitamente possível pagar para que um anúncio se mantenha nas primeiras posições entre os resultados de uma busca. 

Entretanto, há algumas categorias que podem ser censuradas nessa parte pelo seu Conselho de Classe. 

É o caso, por exemplo, das atividades que não permitem o uso de propaganda para divulgação de serviços. 

Advocacia é uma dessas atividades. É proibido, ao advogado, fazer propaganda sobre seus serviços. 

O tráfego pago se encaixa nessa categoria, já que você está pagando para que ele permaneça no topo dos resultados com uma frase chamativa para vendas. 

Qual o melhor, o tráfego pago ou o tráfego orgânico?

Até hoje, ainda não existe um consenso sobre qual o melhor tráfego de forma geral. 

Ambos têm suas vantagens e desvantagens. O tráfego pago é capaz de gerar resultados de vendas com mais agilidade e facilidade. 

Entretanto, o tráfego orgânico é gratuito, o que faz com que a empresa economize um grande orçamento. 

O ideal seria a facilidade de venda do tráfego pago com a gratuidade do tráfego orgânico. 

Mas este cenário só é alcançável a longo prazo. 

Qual seria a melhor estratégia de tráfego então?

A melhor estratégia é aquela que combina o tráfego orgânico e o tráfego pago. 

É preciso pensar a longo prazo desde o início das atividades, pois o tráfego orgânico trará resultados a partir de determinado momento. 

Ao mesmo tempo, para fazer as vendas começarem a aumentar, o tráfego pago é capaz de alavancar a empresa já nas primeiras semanas. 

Então, temos um conjunto de estratégias que, aplicadas da forma correta, complementam uma à outra. 

Além disso, a diversidade de tráfego é boa para o site, o que faz com que o orgânico melhore também. 

Como melhorar o tráfego orgânico?

O tráfego orgânico precisa de outra estratégia, chamada SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os Mecanismos de Busca). 

O Google possui uma série de requisitos mínimos para identificar um site como bom. 

O objetivo do SEO é fazer com que o site alcance esses requisitos em pouco tempo e com maiores chances de sucesso. 

Entretanto, como dito antes, este é um trabalho feito a longo prazo. 

Demora alguns meses até o Google começar a reconhecer o seu site, mesmo dentro de todos os parâmetros. 

Então, a dica para melhorar o tráfego orgânico é investir em SEO. 

Como melhorar o tráfego pago?

O tráfego pago ignora as questões estruturais do seu site e te coloca entre os primeiros resultados. 

Entretanto, isso não quer dizer que você não precisa se preocupar com o site. 

Se um usuário entrar em seu site e não gostar do que vê, ele sai e o orçamento daquele clique fica desperdiçado. 

Então, para melhorar o tráfego pago: 

  • Tenha um site bonito e agradável; 
  • Que seja responsivo (adaptado para dispositivos móveis); 
  • Que seja de fácil leitura e assimilação visual; 
  • Faça uma busca das melhores palavras-chave no Google Ads; 
  • Programe corretamente o público-alvo dos anúncios. 

Preciso de ajuda. O que eu faço?

Não se preocupe. Você não é o único que não consegue fazer tudo isso sozinho. 

Na verdade, a maioria das empresas acaba procurando ajuda profissional mais cedo ou mais tarde. 

Para dar resultados, o trabalho de marketing digital não pode parar, mesmo em meio a todas as atividades que você desenvolve diariamente. 

Por isso, tanto para o tráfego orgânico quanto para o tráfego pago, a melhor opção é sempre contar com ajuda profissional. 

A Marketing Popular é uma agência de marketing digital com experiência, que oferece qualidade e resultados comprovados. 

Fale agora com nossos especialistas e deixe que façamos todo o trabalho pesado para você.

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