BLOG marketing POPULAR

O que é SEO e como funciona?

Entenda o que é SEO, como ele funciona e qual a sua função no marketing digital.

Se você está começando ou já pratica estratégias de marketing digital, então com certeza já ouviu falar do SEO. Essa ferramenta é um dos maiores focos do marketing digital e muitos conceitos giram em torno dela. 

Para que sua marca obtenha resultados satisfatórios é imprescindível saber o que é SEO, como ele funciona e o que ele faz pela sua empresa. Para te ajudar a entender, criamos o post de hoje. 

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, que quer dizer otimização para os mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de ações e parâmetros que são alinhados e perseguidos para fazer com que uma página de determinado site apareça entre os primeiros resultados de uma busca na internet. 

Quando você abre um site de buscas, como o Google, e digita os termos para encontrar algo, o algoritmo do site encontra correspondências e as apresenta na ordem que achar mais relevante. 

O SEO é uma forma de manipular essa relevância para que suas páginas sejam encontradas antes das dos seus concorrentes. 

Como o SEO funciona?

Os buscadores verificam uma série de critérios para eleger o posicionamento dos resultados em uma busca. É baseado nesses critérios que eles identificam os sites e páginas que mais se aproximam de responder à sua pesquisa. 

Mas não é somente isso. Ele também analisa a qualidade do site, do conteúdo, das informações e até mesmo a rejeição a esse resultado em buscas anteriores. 

Tendo isso em mente, o SEO trabalha para melhorar cada um dos aspectos que são importantes para obter bons resultados nesta análise, que acontece em uma fração de segundos. 

Quais os principais critérios que os buscadores analisam?

Chamamos os critérios de fatores de ranqueamento. Veja agora alguns dos principais.

Trabalho de palavras-chave

As palavras-chave são utilizadas como se fossem ímãs para uma página. Basicamente, quando você pesquisa por passeadores de cães em um buscador, ele apresenta resultados que utilizam essa sentença em seu conteúdo. 

A qualidade do trabalho feito com as palavras-chave é determinante para eleger os melhores resultados. Entretanto, note que, ao falarmos de qualidade, não estamos dizendo quantidade. 

Atualmente, o Google, por exemplo, prefere páginas que trazem uma variedade de palavras relacionadas à palavra-chave principal, que pode ser repetida poucas vezes ao longo do conteúdo. 

Autoridade

A autoridade é uma espécie de pontuação na internet. Uma página ou site ganha autoridade de diversas formas. Quanto maior a autoridade, mais elevada será a posição dos resultados em uma busca. Existem dois tipos de autoridade: 

  • Autoridade de domínio: é a autoridade do site como um todo. Quanto mais relevante for um site, maior será a autoridade de domínio. Ela pode ser conseguida de diversas formas, mas para exemplificar, quanto mais tempo um site tem no ar, maior é a sua autoridade; 
  • Autoridade de página: é a autoridade de uma página específica, considerando também a autoridade do domínio, mas focando principalmente na página em si. 

Relevância dos links

Toda página pode possuir links internos e links externos. O que determina o sucesso de uma página no SEO pode ser a qualidade dos links. Se você tiver links para páginas de alta autoridade, sua página é beneficiada. 

Da mesma forma, se você colocar links para páginas de autoridade baixa, ou para sites mal classificados pelo Google, sua autoridade também cai. 

O melhor cenário possível é ter links em outros sites que levam até o seu (chamados de backlinks), e que esse outro site possua uma boa autoridade. 

Conteúdo

A qualidade do conteúdo influencia diretamente nas estratégias de SEO e na forma como ele funciona. Se sua página possui conteúdo de qualidade, ela terá uma boa autoridade, resposta boa e o posicionamento tende a subir. 

Agora, se o conteúdo for repetitivo, copiado de outro site ou desinteressante para o usuário, pode dar adeus aos seus esforços. 

Além disso, quanto mais variado for um conteúdo, melhor. Coloque imagens, vídeos, áudios e links. Os áudios, em especial, são uma grande diretriz para a atualidade, devido à inclusão de deficientes visuais, para que eles também possam consumir o seu conteúdo. 

Rejeição

Existe um conceito dentro do SEO que se chama de taxa de rejeição. Ela acontece quando um usuário acessa sua página, mas sai dela logo em seguida, sem interagir com nenhum link e sem passar muito tempo na página. 

O Google entende que essa página não atendeu às expectativas desse usuário. Se isso acontecer frequentemente, sua taxa de rejeição sobe e sua autoridade começa a cair. 

Existem mais de 200 fatores de ranqueamento para SEO. Esses são apenas alguns exemplos. Se você quer que suas estratégias de marketing digital tragam o efeito esperado, converse com nossos especialistas que sabem exatamente o que precisa ser feito.


Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Alterar preferências Aceitar tudo
Cookies