Entenda os principais termos utilizados na ferramenta do Google
ANÚNCIOS: Divulgações em sites e aplicativos por meio de textos, imagens e animações.
PÚBLICO ALVO: Grupo de pessoas que possuem uma mesma característica, com interesse em publicações de um mesmo assunto.
CANAIS: Locais onde seus anúncios podem ser exibidos, como websites relevantes e aplicativos que fazem parceria com o Google.
EXTENSÕES DE ANÚNCIOS: Ferramenta para exibir informações adicionais nos anúncios, como: links, número de telefone, botões de chamada, entre outros.
GRUPOS DE ANÚNCIO: Organizar em grupos os anúncios que tenham temas em comum, que compartilham o mesmo grupo de palavras-chave.
CAMPANHAS: Conjunto de grupos de anúncios, organizadas de acordo com regras de segmentação, orçamento e outras configurações.
TÓPICOS: Por meio dos tópicos o anunciante determina os temas do site onde os anúncios são exibidos.
GRUPO DE PRODUTOS: Organizar o inventário de produtos anunciados no Google Shopping conforme os dados deles.
PALAVRAS -CHAVES: Palavras e frases usadas para relacionar pesquisas de usuários com seus anúncios publicados.
PALAVRAS CHAVES NEGATIVAS: Palavras e frases que quando pesquisadas impedem que seus anúncios sejam exibidos.
PÁGINA DE DESTINO: Página na qual as pessoas são direcionadas ao clicarem em um anúncio.
PPC: Pagamento por clique. O nome já diz: o anunciante paga a cada vez que seu anúncio é clicado.
REMARKETING: Exibir anúncio para pessoas que já visitaram seu site ou aplicativo, pois elas demonstraram interesse e podem entrar novamente.
ORÇAMENTO: Valor que o anunciante escolhe pagar por dia ao Google Ads, conforme suas metas de publicidade.
Métricas de atributos
Os atributos tem a finalidade de organizar melhor as campanhas do Google Ads e facilitar o monitoramento, através deles é possível agrupar seus produtos por critérios como: ano, modelo, fabricante, entre outros. Com essas métricas é possível analisar relatórios, fatos e cálculos empresariais. Confira:
TIPOS DE ESTRATÉGIAS DE LANCES: CPA Desejado, Maximizar Conversões, Custo Por Clique Otimizado e ROAS Desejado. Cada campanha possui uma estratégia ideal, pois as metas são diferentes.
ESTRATÉGIA DE LANCES: Através das opções de lances fornecidas pelo Google Ads (cliques, impressões, conversões ou visualizações) é possível determinar o melhor lance para o cliente, conforme o seu interesse e metas. RÓTULOS: Servem para organizar os elementos da sua conta em grupos, assim é mais fácil filtrar e gerar relatórios das informações que você precisa.
RÓTULOS: Servem para organizar os elementos da sua conta em grupos, assim é mais fácil filtrar e gerar relatórios das informações que você precisa.
Métricas de desempenho
Avaliar o desempenho de seus anúncios é de extrema importância, pois assim você sabe qual é capacidade de alcance e o rendimento de suas publicações. Quando você possui metas com as campanhas, é mais fácil de analisar se ela está realmente desempenhando a função que você deseja. Veja algumas métricas de desempenho:
IMPRESSÕES: Informa quantas vezes o link patrocinado apareceu para as pessoas, mesmo que não tenha sido clicado.
CLIQUES: A ação do cliente em clicar no anúncio.
TAXA DE CLIQUES – CTR: É o resultado da divisão do número de cliques dados em seus anúncios pelo total de impressões.
CUSTO: Serve para informar quanto o anunciante gastou em um determinado período. Para isso, soma-se o CPC ou o CPM.
CPM – CUSTO MÉDIO POR MIL IMPRESSÕES – Médio: Valor médio cobrado a cada mil impressões.
CPC MÉDIO – CUSTO MÉDIO POR CLIQUE – : Serve para o anunciante obter a média investida por cliente. É o resultado da divisão do valor pago pelos anúncios pelo total de cliques.
CUSTO TOTAL: Inclui outros custos além do CPC e CPM, como por exemplo o custo por ligações telefônicas.
CLIQUES INVÁLIDOS: Não são considerados, por isso não geram cobranças ao anunciante. São categorizados como inválidos: cliques duplos e cliques feitos por ferramentas automáticas.
TAXA DE CLIQUES INVÁLIDO: Após uma análise de cliques inválidos registrados, é apresentado um percentual da quantidade desses cliques.
INTERAÇÕES: Essa métrica informa quantas vezes os clientes clicaram, tiveram engajamentos e visualizaram vídeos.
TAXA DE INTERAÇÃO: Número obtido pela divisão das interações ocorridas com o link patrocinado pela quantidade de impressões.
INTERAÇÕES INVÁLIDAS: Interações que não geram cobranças para o anunciante, pois são geradas a partir de ferramentas automáticas.
TAXA DE INTERAÇÃO INVÁLIDA: Percentual de interações inválidas.
VISUALIZAÇÕES: Métrica utilizada para mostrar quantas vezes o anúncio em formato de vídeo foi visualizado.
TAXA DE VISUALIZAÇÕES: Porcentagem de usuários que abriram o vídeo após a exibição dele em miniatura.
CPV MÉDIO – CUSTO MÉDIO POR VISUALIZAÇÃO: O quanto é pago por exibições de anúncios em vídeo. O custo é obtido pela divisão do custo total de todas as visualizações pelo número de visualizações do vídeo.
TEMPO DE EXIBIÇÃO: Apresenta o tempo total em que os usuários assistiram o anúncio até ele ser concluído, pulado ou interrompido.
TEMPO MÉDIO DE EXIBIÇÃO POR IMPRESSÃO: Média estimada de quantos segundos, por impressão, as pessoas assistiram o anúncio em vídeo.
ENVOLVIMENTO: Avaliar, por meio de interações com o link patrocinado, o quão envolvente é a publicidade do anunciante.
TAXA DE ENGAJAMENTO: Resultado da divisão de vezes em que o anúncio é expandido pelo número de impressões, mostrando a frequência com que os usuários expandem seus anúncios após a exibição.
CPE MÉDIO – CUSTO MÉDIO POR ENGAJAMENTO : Valor médio cobrado pela interação/engajamento dos usuários com os anúncios.
CUSTO MÉDIO: Valor que o anunciante pagou por todas as interações com seus anúncios.
Métricas de conversão
A conversão é uma ação contabilizada de quando um usuário interage com seus anúncios e depois realiza alguma compra ou então liga ou envia mensagens para sua empresa através de um celular, mesmo que seja apenas para tirar dúvidas. Esse indicador serve para mostrar a proporção do seu público. A seguir confira as métricas:
VALOR POR CONVERSÃO: Indica, em média, quanto vale cada conversão determinada pelo anunciante.
CUSTO POR CONVERSÃO: Número obtido pela divisão do custo total pelo número de conversões. Isso informa quanto, em média, cada uma de suas conversões custa.
TAXA DE CONVERSÃO: Total de conversões divido pelo total de cliques. Indica a frequência de que cliques se tornam conversões.
VALOR DE CONVERSÃO POR CUSTO: métrica que mostra o valor total das conversões dividido pelo custo total de todos os cliques em anúncios e visualizações de vídeos.
VALOR DE CONVERSÃO POR CLIQUE: Apresenta o valor da conversão dividido pelos cliques que podem se tornar conversões.
TODAS AS CONVERSÕES: Total de conversões para o seu negócio, incluindo dados da coluna Conversões e outras fontes, como visitas à loja.
CUSTO POR TODAS AS CONVERSÕES: Indica quanto custa, em média, as conversões definidas pelo anunciante.
VALOR DE TODAS AS CONVERSÕES: O anunciante pode estipular valores para suas conversões, e os valores de todas são apresentados nesta métrica.
VALOR DE TODAS AS CONVERSÕES PELO CUSTO: Divisão do valor das conversões pelo custo total das interações ocorridas nos anúncios.
TAXA DE TODAS AS CONVERSÕES: Representada pelo total de Todas as Conversões dividido pelo total de cliques. Mostra a frequência com que interações nos anúncios tornam-se conversões.
VALOR DE TODAS AS CONVERSÕES POR CLIQUE: Divisão do valor obtido de todas as conversões pelo número de cliques.
CONVERSÕES POR DISPOSITIVOS DIFERENTES: Dados dos anúncios que foram visualizados em um dispositivo, mas a conversão ocorreu em um dispositivo ou navegador diferente.
CONVERSÕES POR CHAMADA: Ligações telefônicas que foram feitas para a empresa utilizando os números de encaminhamento do Google.
CONVERSÕES POR VISUALIZAÇÃO: São conversões contabilizadas, porém, o cliente não clica no anúncio para interagir.
Espero ter ajudado.
Até a próxima.
1 comment on “Glossário de Termos no Google Ads”