BLOG marketing POPULAR

O que é clique inválido no Google Ads?

Ao abrir sua campanha do Google Ads e se deparar com o termo "Clique inválido" pode ser algo nem um pouco agradável. Trata-se de uma utilidade que identifica cliques que por algum motivo são ilegítimos. 

São cliques indevidos feitos no seu site ou anúncio. Eles podem ser feitos através de cliques manuais que visam aumentar o seu custo com publicidade, fazer com que seus anúncios parem de aparecer e reduza sua verba. 

Existem até programas ou robôs que promovem os cliques, tentando prejudicar os anunciantes de alguma forma. O Google analisa nos cliques do seu anúncio o horário, cliques duplicados e padrões de cliques para eliminar qualquer tipo de clique inválido que houver. 

O Google, identificando esse tipo de ações, implantou os cliques inválidos. Esse sistema é importante, pois o Google tem que deixar seus anunciantes satisfeitos, caso contrário eles param de usar a ferramenta para anunciar. 

Os cliques inválidos em sua maioria acontecem em anúncios da Rede Display, que são aquelas propagandas que aparecem nos sites, os proprietários dos sites “alugam” espaços da página para que os anúncios apareçam, e capitalizam em cima dos cliques gerados. 

É importante salientar que, se identificado o clique inválido o Google lhe reembolsa o valor que foi convertido antes.  

Como visualizar os cliques inválidos na sua conta?

Agora que você já sabe o que são, é muito importante saber como ativar no relatório a coluna de cliques inválidos, para assim, avaliar melhor como andam os cliques da sua conta e avaliar alguma estratégia para barrar essa ação.

Passo 1: Na tela principal do Google Ads, no menu lateral esquerdo, clique na aba Campanhas.

Passo 2: Clique no ícone “Colunas” e em “Modificar Colunas”.

Passo 3: Na aba "Desempenho'', selecione as caixas de “Cliques Inválidos” e “Taxa de Cliques Inválidos”, clique em “Aplicar”.

Como você pode ajudar a evitar atividades inválidas?

É necessário utilizar as ferramentas do Google, como o Google Analytics e entender o seu tráfego nos anúncios. Ao fazer isso, o seu controle por parte dos seus anúncios vai ser muito maior. Outro ponto importante, é não clicar nos próprios anúncios, muitas vezes o Google identifica esse tipo de movimentação como inválida também. 

Outra forma de evitar os cliques inválidos é bloquear o IP do usuário que faz os cliques inválidos. Trata-se do meio de identificar o dispositivo que está acessando o seu site e o seu anúncio. Essa funcionalidade de identificação do IP é muito útil, pois consegue entender melhor a performance do seu anúncio e as reais conversões no seu site.  

Como funciona o bloqueio de IP

Para fazer o bloqueio de IP, você precisa primeiramente ter acesso ao IP que está fazendo as ações inválidas, para conseguir essa informação é preciso ter contato com o serviço de hospedagem do site, por lá é feito o registro de todos os acessos, sendo assim, você precisa ter uma ideia dos horários que acontecem e solicitar os IP que realizaram ações naquele momento. 

Passo a passo para bloquear IP no Google Ads

Para fazer a exclusão de um IP primeiramente é necessário já ter coletado o IP que deseja excluir e fazer os passos a seguir.

Passo 1: Na tela principal do Google Ads, no menu lateral esquerdo, clique na aba "Campanhas".

Passo 2: Clique em “Configurações” e em “Configurações de Campanha”, selecione a campanha a qual deseja excluir um IP.

Passo 3: Na tela de configurações de campanha selecionada, clique em “Configurações adicionais” e depois clique em “Exclusões de IP”.

Passo 4: No caixa de texto, escreva o IP que deseja excluir e clique em salvar.

Atenção! Nem sempre são cliques inválidos

É muito importante entender que além dos seus concorrentes acessarem o seu site e gerarem cliques inválidos, existem algumas coisas que você mesmo pode melhorar para mudar esse cenário. 

Analise os seus botões de ação, eles são direcionados para o lugar correto? O site está leve para a navegação? Seus formulários e chamadas estão objetivos e com a informação correta? Nem sempre a culpa é do concorrente. 

Então, esses elementos bem estruturados e bem implementados tendem a diminuir a taxa de cliques inválidos. 

Para que seus anúncios tenham um bom rendimento é importante que quem os realize seja especialista nessa área. Contratar um serviço especializado é imprescindível para alcançar mais resultados. Entre em contato com a equipe Marketing Popular para obter os melhores resultados nas suas campanhas!


Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Alterar preferências Aceitar tudo
Cookies