Como cadastrar empresa no Google Meu Negócio. Passo a passo

Estar presente no Google Meu Negócio (Google My Business) é algo imprescindível para as empresas atualmente. Por se tratar de uma ferramenta do Google, a principal plataforma de buscas do mundo, é muito importante ter um Google Meu Negócio completo, com boas avaliações e um bom relacionamento com os clientes.

Essa ferramenta é totalmente gratuita e ter ela preenchida com todas as informações completas é muito importante. Dentro da plataforma, ela possibilita colocar informações de endereço, horário de funcionamento, telefones para contato, avaliações de outros clientes e dúvidas sobre a empresa.

Sendo assim, quando busca sobre alguma marca o que aparece primeiro são as informações e se ela estiver preenchida de forma correta e tiver uma boa comunicação com clientes ou possíveis clientes, acaba saindo na frente de outras empresa do ramo.

Cadastro do Google Meu Negócio – Passo a Passo

1º – Acesse o site do Google Meu Negócio:  Você entra no site do https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ e vai clicar no “Comece Agora”. Logo após, vai ser direcionado a página de Login. O login vai ser feito com Gmail padrão, aliás, se estiver conectado no seu e-mail do Google vai ser automaticamente direcionado para a próxima página.

2º – Preencha todos os dados da sua empresa: A pagina que foi direcionado agora é um mapa com um formulário ao lado, neste formulário que vão ser inseridas as informações da sua empresa. Neste formulário tem o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria de mercado (loja de materiais de construção, loja de artigos esportivos, salão de beleza, etc.).

Se acaso não atender seus clientes em um endereço físico deve marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

3º – Aceite os termos de serviços: Clique em continuar nessa aba e vai ser direcionado para a próxima etapa. Nessa parte aparece as informações da sua empresa, que vai verificar se está certa, e após, logo abaixo, vai ter uma caixa de seleção autorizando a gerenciar a empresa e aceitando os termos de serviço. Ao concordar com os termos e clicar em continuar você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você. 

4º- Aguarde a confirmação do Google: Logo após concluir essa etapa será direcionado a página do painel de controle. Porém, para conseguir editar suas informações nessa aba, você deve confirmar o código enviado pelo Google. 

Esse código chega via Correios e demora, em média, de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço. 

Assim que receber o código pelos correios, você irá entrar no painel de controle, na parte de cima da tela vai aparecer um banner vermelho, é necessário clicar no botão “Confirmar Agora”. 

5º – Preencha todas as informações: Agora você tem total controle da sua página recém criada. Pode adicionar fotos, os seus cliente podem avaliar o serviço que disponibiliza, ver qual horário que está funcionando e lhe fazer perguntas para tirar possíveis dúvidas. Mas lembre-se de sempre atualizar sua página do Google Meu Negócio.

Como melhorar o posicionamento do Google Meu Negócio?

Após criar e finalizar o seu perfil nunca esqueça de sempre estar atualizando ele com as informações novas, pois um perfil desatualizado passa uma impressão ruim com seus clientes, já que essa é umas primeiras impressões que eles têm da sua marca. 

Se em algum momento tiver uma avaliação negativa ao seu produto ou alguma crítica, não deixe de responder. A partir do momento que o feedback que o cliente te dá não tem resposta, mostra que aquilo é indiferente para você, e as novas pessoas que procurarem pela sua marca e virem isso vão pensar o mesmo. E mostrar que opinião do cliente importa é fundamental. 

Dentro da plataforma tem o Google postagens, elas podem ser feitas em vídeos, textos, imagens e eventos. Quando fizer sua postagem ela fica disponível para todos os usuários que procurarem sua marca durante 7 dias. Após esse período é necessário fazer novas postagens, por isso é sempre importante estar movimentando seu Google Negócio. 

É possível também que você edite e exclua suas postagens, programe-as para serem publicadas em determinado dia e horário, aumente o tempo de visibilidade em até 14 dias e as compartilhe em campanhas de email marketing, redes sociais e por meio de uma URL específica. 

Funcionalidade que ajuda bastante também os negócios que trabalham com horários marcados, são os agendamentos. Essa parte ajuda muito restaurantes, consultórios, escritórios, que trabalham com visita agendada. 

Outra maneira eficiente que os clientes podem entrar em contato com sua empresa através do Google Meu Negócio é por meio da mensagens. Para habilitar a troca de mensagens, você deve ativar a funcionalidade. Abra a ferramenta e clique na opção de “clientes” > “mensagens” > “ativar”. Depois de ativadas, volte ao menu de “clientes” > “mensagens” e veja todas elas em forma cronológica. 

E lembre-se de sempre estar olhando todas essas maneiras que os clientes têm de entrar em contato e de sempre atualizar as informações necessárias do seu Google Negócio. 

Gostou do artigo?
Siga nossas redes sociais e obtenha mais conteúdos relacionados!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress