BLOG marketing POPULAR

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Entenda a diferença entre domínio e hospedagem e o que significa cada um desses conceitos.

Se você está pensando em fazer um site para si ou para sua empresa, certamente já cruzou com esses dois termos por aí. Domínio e hospedagem. Eles são conceitos básicos no desenvolvimento de sites e você precisa entender a diferença. 

Enquanto um diz respeito à URL, o endereço do seu site, o outro é a plataforma que permite que ele apareça e permaneça online para os usuários. Vamos entender melhor?

"...são conceitos básicos no desenvolvimento de sites e você precisa entender a diferença. "

O que é domínio?

Chamamos de domínio o endereço que aparece na barra de navegação com o nome do site que você está acessando. Também é conhecido como URL.

Para ficar mais claro, aqui vai um exemplo. O domínio do Google é: google.com.

O domínio do YouTube é: youtube.com.

Já o da Marketing Popular é: mktpopular.com.br

O domínio é acompanhado de uma ou mais extensões. Geralmente, a extensão mais comum é .com, mas existem ainda outras, como .net, .tv, .co, etc. Há ainda as extensões que indicam o país ou região, como o .br que indica sites brasileiros. 

Domínios são como o DNA humano. Nenhum é idêntico ao outro. Assim, sempre que você digitar um domínio na barra de endereços, você vai parar exatamente no site que utiliza aquele domínio. 

O que é hospedagem?

Já a hospedagem é um serviço que possibilita que o site permaneça online. Pense nela como um cinema, e nos domínios como os filmes. Não basta que um filme seja produzido e que exista. Ele precisa ser exibido em algum lugar, certo?

Então, os cinemas exibem os filmes, tornando possível que eles sejam acessados pelo público. A hospedagem é para os sites o que o cinema é para os filmes. Em outras palavras, ela pega um site que já existe e o torna visível na internet.

Sem a hospedagem, qualquer pessoa que tentasse acessar o site receberia uma mensagem de erro em seu navegador. Isso quer dizer que a hospedagem está offline. 

É obrigatório hospedar um site para que ele apareça online, ou nenhum usuário poderá interagir com ele. A hospedagem é feita a partir do domínio do site. Então, quando você cria um site, primeiro deve escolher o seu domínio, para depois enviar este domínio para sua hospedagem. 


Uma informação importante: a hospedagem é, normalmente, um serviço cobrado mensalmente. Existem planos trimestrais, anuais ou até mesmo com 2 ou 3 anos de hospedagem por um preço mais baixo, mas essencialmente, você estará pagando por cada mês que seu site ficar no ar.

Já em questão dos domínios, isso pode variar muito. Você pode comprar um domínio que tenha validade durante 1 ano, 2 anos ou até um período muito mais longo. Ao final desse período, será necessário renovar sua licença para usar o domínio. 

Se você não renovar a licença, o domínio é descontinuado e disponibilizado para que outra pessoa possa comprá-lo. Portanto, é muito importante lembrar a data de validade do seu domínio e planejar corretamente suas finanças para poder renovar a licença. 

"a hospedagem é, normalmente, um serviço cobrado mensalmente"

CONTEÚDO DE BLOG

Escolha um domínio fácil de compreender

É sempre aconselhável que o seu domínio não tenha palavras difíceis, desconhecidas ou muito longas. Assim, quando você disser seu domínio em voz alta, as pessoas poderão compreender imediatamente qual é.

Escolha um domínio fácil de digitar

O mesmo princípio vale para a escrita. Se você criar um domínio cheio de palavras estranhas ao nosso idioma ou muito exóticas, isso pode dificultar a digitação. Além disso, URLs amigáveis ganham pontos a mais em uma busca no Google, por exemplo. 

Vasculhe os concorrentes

Antes de comprar um domínio, faça uma busca na internet pelo domínio pretendido e verifique outros semelhantes que já existam. Pode ser uma boa ideia tentar não comprar um domínio que seja muito semelhante a um concorrente, ou você pode direcionar os usuários incorretamente por acidente. 

Adeque seu domínio à marca do site

Todo site existe para representar uma marca. Sendo assim, tente ao máximo escolher um domínio que represente a sua marca. Se você quer fazer um site para uma pizzaria, tente colocar no domínio o nome da pizzaria, acompanhado ou não de palavras relacionadas ao ramo de atividade. 

Faça URLs curtas

pizzariadadonavera.com.br pode não ser um bom domínio. Além de ser muito longo, é um pouco confuso. Tente criar URLs mais curtas e que representem melhor a sua marca. Seguindo o exemplo, essa URL poderia ser: verapizzas.com.br, ou verapizzaria.com.br.


Você consegue encontrar diversas plataformas vendendo domínios e hospedagens. Nossa dica é nunca comprar na primeira que você encontra. Avalie, compare os preços, os benefícios e as validades antes de fazer sua aquisição. 


outros conteúdos sobre marketing digital 

Como melhorar sua empresa no Facebook

4 DICAS PARA MELHORAR O ENGAJAMENTO DA SUA PÁGINA NO FACEBOOK!

Acontece que hoje, mesmo estando presentes nesses canais, as empresas não conseguem bons resultados. Isso acontece por alguns motivos, mas o mais relevante deles é: postar conteúdos que não estão...

Como melhorar sua empresa no Facebook

SAIBA O QUE É REMARKETING E COMO UTILIZAR A FAVOR DA SUA EMPRESA!

As estatísticas são alarmantes, mas reais: 97% dos clientes que procuram seu produto/serviço/marca na internet desistem da compra num primeiro momento. 

Diante dessa informação, cabe a você ...

Como melhorar sua empresa no Facebook

VOCÊ SABE USAR #HASHTAG?  

Hashtag é uma palavra-chave com a # (jogo da velha ou cerquilha) na frente usada para gerar alcance nas buscas online. Começou no Twitter e segue em várias redes sociais até hoje. 

Uma hashtag é um hiperlink que direciona a pesquisa...