BLOG marketing POPULAR

O que preciso saber antes de investir em marketing digital?

O marketing digital é atualmente a forma mais forte de marketing existente. As campanhas e ações na internet surtem muito mais resultado do que as veiculadas offline. Isso tem um motivo muito simples: todo mundo está na internet! 

Entretanto, antes de investir em marketing digital, você precisa conhecer alguns conceitos para saber exatamente como o seu dinheiro está sendo usado e o que é necessário fazer. 

Entenda agora o que saber antes de investir em marketing digital

Conceitos básicos

A primeira coisa que você precisa saber antes de investir em marketing digital são alguns conceitos básicos que gerenciam este trabalho. Procure entender a diferença entre domínio e hospedagem, por exemplo. 

Outros conceitos importantes que fazem parte do dia a dia desta atividade são site, e-commerce e plataforma (comumente o Wordpress). Além disso, também é aconselhável que você entenda como funcionam as contas de e-mail e seu gerenciamento. 

Esses conceitos são usados frequentemente e, portanto, você precisa entender o que eles significam. 

ROI - Retorno Sobre Investimento

O ROI, ou Retorno Sobre Investimento, é um indicador que mostra a relação entre o investimento que você faz em marketing digital e o faturamento obtido por esse investimento. 

Trata-se de um conceito básico que precisa ser analisado constantemente. Não adianta criar ótimas ações se elas não geram retorno, pois isso não significa investimento, e sim prejuízo. 

Para que você tenha bons resultados, as métricas devem ser acompanhadas de perto. Isso possibilita a tomada de decisão sempre que for necessário, além da identificação de erros, gargalos e ações que são pouco ou nada atrativas para o seu usuário. 

SEO - Search Engine Optimization

O termo acima pode ser traduzido como otimização para os mecanismos de busca, e trata-se de mais uma coisa que você precisa saber antes de investir em marketing digital. 

O foco principal de diversas ações de marketing digital é o SEO. São fatores e métricas utilizadas para levar seu site/e-commerce/blog a aparecer entre os primeiros resultados de uma busca.

Isso aumenta suas chances de chamar atenção dos usuários e, consequentemente, de vender. Fazer SEO é um trabalho complexo e demorado, então, não estranhe o investimento requerido, ou o tempo necessário para colher os primeiros frutos. Depois do primeiro retorno, o restante vem rápido e fácil. 

Links patrocinados

Mais uma coisa que você precisa saber antes de investir em marketing digital é como funcionam os links patrocinados. Chamamos de links patrocinados os anúncios que você encontra em páginas como Google, mídias sociais como Facebook e Instagram, ou até mesmo dentro de outros sites. 

Cada plataforma de links patrocinados possui suas próprias regras e diretrizes. Tire um tempo para conhecer as principais e entender como funcionam os anúncios antes de injetar todo o seu dinheiro neles. 

Funil de vendas

Antes de investir em marketing digital, você também precisa saber que existe um processo chamado funil de vendas. Este processo é como uma escada que seus potenciais clientes sobem e, no topo, efetivam uma compra. 

Para chegar até lá, são vários degraus. Uma boa estratégia de marketing digital é aquela que explora corretamente cada etapa do funil de vendas, desenvolvendo vantagens irresistíveis para que o usuário continue avançando. 

Também é necessário saber que existe a hora certa para fazer uma oferta. Faça a oferta cedo demais e o usuário não vai prestar atenção nela. Deixe a hora certa passar e esse potencial cliente esfrie. 

Blog

Outra coisa que você precisa saber antes de investir em marketing digital é que um blog faz toda a diferença em suas ações. O blog é muito mais do que um espaço para compartilhar ideias e opiniões. Ele é uma ferramenta de aprendizado e interação com seus seguidores. 

Através do blog, você consegue gerar valor para seu público, que passa a te enxergar como uma referência em sua área de atuação. Em pouco tempo, estes usuários começarão a te procurar quando precisarem de algo que você oferece, além de divulgar a sua marca para outras pessoas. 

BlogMídias sociais

Por fim, a última coisa que você precisa saber antes de investir em marketing digital é que as mídias sociais desempenham um papel crucial em todas as estratégias. Através das redes, é possível criar engajamento acima da média e alavancar qualquer marca. 

Para isso é necessário que haja planejamento, postagens frequentes, respostas aos comentários, interação e atenção. Tudo isso pode demandar algum investimento e tempo de dedicação, mas vale a pena, além de ser indispensável. 

E pronto, isso é tudo que você precisa saber antes de investir em marketing digital. A Marketing Popular oferece uma consultoria completa e atua com marketing digital para ajudar sua marca a crescer. Quer saber com mais detalhes? Clique aqui!


Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Alterar preferências Aceitar tudo
Cookies