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O que é um Lead e para que ele serve?

Entenda o que é um Lead, qual sua importância e como fazer a gestão de Leads.

Dentro do marketing digital, temos alguns termos provindos do inglês que podem confundir quem ainda não os conhece. 

Um desses termos é o Lead. Com múltiplos significados no inglês, essa palavra é usada para designar algo muito específico dentro do marketing digital. 

No post de hoje, você verá o que é um Lead, por que ele é tão importante e como trabalhar com Leads da melhor forma possível. 

O que é um Lead?

Lead é qualquer usuário que realiza uma ação previamente estipulada por você em alguma pagina. 

Essa ação pode ser se cadastrar, baixar um arquivo gratuito, seguir sua página nas mídias sociais ou até mesmo realizar uma compra. 

Cada uma dessas ações é chamada de conversão. Antes de converter, quem acessa é apenas um usuário. 

Depois da conversão, ele se torna um Lead. 

Mas há ainda mais um critério. Só é um Lead quem disponibiliza alguma forma de contato para que você consiga continuar o relacionamento. 

A partir deste ponto, o Lead está no seu funil de vendas. 

Mas o que é um funil de vendas?

É um processo pelo qual todo cliente passa, desde o momento em que não sabe nem que você existe, até o momento em que realiza uma compra. 

Chamamos de funil porque no topo (início) entram muitos usuários e, conforme vão caminhando até o fundo (final), vão saindo do funil os que não têm interesse. 

Este é um processo que aumenta expressivamente suas chances de vender. 

Por que gerar Leads ao invés de focar direto nas vendas?

Não é a quantidade de Leads que aumenta suas vendas, mas o quão adequado à oferta são esses Leads. Por isso existe um funil de vendas. 

Acontece que, se você fizer uma oferta a alguém que não está pronto para comprar, as chances dessa oferta falhar são exorbitantes. 

Assim, o funil de vendas vai lapidando o Lead até que ele esteja aquecido para realizar a compra. 

Quando chega o momento ideal, o Lead recebe uma oferta que, para ele, torna-se irrecusável. 

É dessa forma que o marketing digital consegue ser tão benéfico para os negócios. 

E o Lead desempenha o papel central em qualquer estratégia de marketing digital. 

Qual a importância de gerenciar os Leads?

Gerar Leads e esquecê-los em seguida não serve para nada. Você precisa fazer a gestão de Leads. 

Isso significa fazer a sua manutenção dentro do funil de vendas, acompanhar seu desenvolvimento e não deixar que eles esfriem. 

Até porque, você não pode jogar todos os Leads que entram no seu funil diretamente para a equipe de vendas. 

Sua equipe precisa pegar os Leads aquecidos e já mais propensos a fechar negócio para que haja maior chance de sucesso. 

O restante dos Leads vai sair do seu funil em dado momento, o que evita a sobrecarga da equipe de vendas e aumenta a produtividade. 

Dicas para gerenciar melhor seus Leads

Dedicação

Você precisará se dedicar para cuidar de seus Leads da forma certa. 

A principal dica é dedicar um tempo diário exclusivamente à gestão de Leads para poder focar no desenvolvimento dessa estratégia. 

Tenha regularidade

Deixar o seu Lead muito tempo sem notícias suas é como pedir para que ele te esqueça. 

Todo Lead deve ser nutrido com e-mails, conteúdos, vídeos, enquetes, entre outros tipos de interação. 

Somente assim você mantém o Lead interessado e ciente de que você está lá, disponível. 

Nem toda interação precisa, necessariamente, ser um avanço no funil. 

Segmente seus Leads

A segmentação é uma das coisas mais importantes do marketing digital. 

Significa direcionar o conteúdo certo a cada Lead, e entender se aquele Lead realmente faz parte do seu público ou persona. 

É isso o que evita que você desperdice recursos e tempo com quem não tem interesse em comprar. 

Vale a pena resgatar um Lead perdido?

Lead perdido é alguém que, de uma hora para a outra, parou de interagir com sua empresa. 

Você percebe que os e-mails não foram abertos, que não houve resposta e que nenhuma ação partiu desse Lead. 

Vale sim a pena resgatar um Lead perdido, tendo em vista que, na maioria das vezes, ele tem interesse em comprar, mas não estava pronto naquele momento. 

Uma reabordagem em outra hora pode fazer o Lead lembrar de você e querer aproveitar novamente a oportunidade. Basta saber como fazer essa abordagem, sendo criativo e dinâmico. 

Se você quer fazer uma gestão de Leads matadora, fale com os experts da Marketing Popular e deixe-nos ajudar sua empresa a decolar!


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