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O que é um Lead e para que ele serve?

Entenda o que é um Lead, qual sua importância e como fazer a gestão de Leads.

Entenda o que é um lead, qual sua importância e como fazer a gestão dessa importante lista de contatos. 

Dentro do marketing digital, temos muitos termos provindos do inglês que podem confundir quem está começando agora. Um desses termos é o lead. Com múltiplos significados no inglês, essa palavra é usada para dar nome as pessoas que já demonstraram interesse em algum produto. 

Neste post, você descobrirá o que é um lead, qual a sua importância, como gera-los e qual a melhor forma de gerencia-los.

O que é um Lead?

Entende-se por lead as pessoas que já demonstraram algum interesse no seu produto/serviço e aceitaram entrar para a sua lista de contatos, grupos ou e-mail, por exemplo. 

O contato desses leads é conseguido através de uma troca. A marca oferece um conteúdo de qualidade em troca desse meio de contato com a pessoa. Por meio desse ‘’pagamento social’’, a empresa ‘’compra’’ o contato do lead, que passa a receber mais conteúdos e ofertas. 

Só é um lead quem disponibiliza alguma forma de contato para que você consiga continuar o relacionamento. A partir deste ponto, o Lead está no seu funil de vendas, no topo. 

Como captar leads

Antes de ser um cliente, todas as pessoas entram no funil de vendas como um lead. 

Para fazer vendas, você precisa alimentar a sua base de contatos e depois ir trabalhando e aquecendo a sua audiência até finalmente fazer a venda. E para alimentá-la, para trazer mais pessoas para perto do seu negócio, são utilizadas as iscas digitais. 

Essas iscas são e-books, planilhas, cursos, check-list, entre outros formatos de matéria, que oferecem conteúdo de qualidade para as pessoas baixarem gratuitamente. 

Nesse cadastro que é necessário para baixar o material, ela precisa inserir o nome, e-mail ou outra forma de contato. Pronto. Essa pessoa agora está pronta para se relacionar com você pois tem interesse em seus produtos. E você sabendo disso, pode e deve criar uma comunicação direcionada e pertinente até fazer a venda.

Mas o que é um funil de vendas?

É um processo pelo qual todo cliente passa, desde o momento em que não sabe que você existe, até o momento em que realiza uma compra. Chamamos de funil porque no topo entram muitos usuários e conforme vão descendo vão sendo filtrados. Assim chegam ao fundo, apenas os que convertem. 

Nesse artigo explicamos exatamente o que é um funil de vendas e como gerenciá-lo passo a passo. 

Por que gerar Leads ao invés de focar direto nas vendas?

Não é a quantidade de Leads que aumenta suas vendas, mas o quão adequado à oferta são esses Leads. Por isso existe um funil de vendas. 

Acontece que, se você fizer uma oferta a alguém que não está pronto para comprar, as chances dessa oferta falhar são exorbitantes. 

Assim, o funil de vendas vai lapidando o Lead até que ele esteja aquecido para realizar a compra. 

Quando chega o momento ideal, o Lead recebe uma oferta que, para ele, torna-se irrecusável. 

É dessa forma que o marketing digital consegue ser tão benéfico para os negócios. 

E o Lead desempenha o papel central em qualquer estratégia de marketing digital. 

Qual a importância de gerenciar os Leads?

Gerar Leads e esquecê-los em seguida não serve para nada. Você precisa fazer a gestão de Leads. 

Isso significa fazer a sua manutenção dentro do funil de vendas, acompanhar seu desenvolvimento e não deixar que eles esfriem. 

Até porque, você não pode jogar todos os Leads que entram no seu funil diretamente para a equipe de vendas. 

Sua equipe precisa pegar os Leads aquecidos e já mais propensos a fechar negócio para que haja maior chance de sucesso. 

O restante dos Leads vai sair do seu funil em dado momento, o que evita a sobrecarga da equipe de vendas e aumenta a produtividade. 

Dicas para gerenciar melhor seus Leads

Dedicação

Você precisará se dedicar para cuidar de seus Leads da forma certa. 

A principal dica é dedicar um tempo diário exclusivamente à gestão de Leads para poder focar no desenvolvimento dessa estratégia. 

Tenha regularidade

Deixar sua audiência muito tempo sem notícias suas é como pedir para que ele te esqueça. Enquanto você some, tem centenas de concorrentes aparecendo para eles. Lembre-se de construir e manter um relacionamento com a sua base de clientes utilizando e-mails, conteúdos, vídeos, enquetes, entre outros tipos de interação que não necessariamente tem que se todo sobre vendas.

Somente assim você mantém as pessoas interessadas e ciente de que você está lá, disponível. 

Segmente seus Leads

A segmentação é uma das coisas mais importantes do marketing digital. 

Significa direcionar o conteúdo certo a cada Lead, e entender se aquele Lead realmente faz parte do seu público ou persona. 

É isso o que evita que você desperdice recursos e tempo com quem não tem interesse em comprar. 

Vale a pena resgatar um Lead perdido?

Lead perdido é alguém que, de uma hora para a outra, parou de interagir com sua empresa. Você percebe que os e-mails não foram abertos, que não houve resposta e que nenhuma ação desse contato.

Vale sim a pena resgata-lo, tendo em vista que, na maioria das vezes, ele tem interesse em comprar, mas não estava pronto naquele momento. Uma nova abordagem em um melhor momento pode fazê-lo lembrar de você e querer aproveitar a oportunidade. Basta saber como fazer essa abordagem, sendo criativo e dinâmico. 

Agora sabemos o que é um lead, como conquista-los e mantê-los engajados até o fundo do funil. Sabemos também que, antes de se tornar cliente, todo consumidor é um lead entrando no funil, por isso é tão importante plantar e alimentar a sementinha do engajamento com cada um deles por meio de diversos canais. 

O marketing digital é feito de diversas estratégias. Você pode se sentir perdido, mas não pode de jeito nenhum deixar de trabalha-lo.

Por isso, se você quer fazer uma gestão de leads matadora, fale com os experts da Marketing Popular e deixe-nos ajudar sua empresa a decolar!


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