BLOG marketing POPULAR

O que é Tag Manager?

O Google Tag Manager é uma ferramenta que tem como função inserir scripts em sites, tornando a vida das pessoas que trabalham com marketing mais dinâmica e ágil. Com essa ferramenta é possível monitorar métricas e rastrear resultados do Analytics.

Todo profissional de marketing tem como objetivo principal saber exatamente o que seu público precisa, sendo assim, acompanhar métricas e rastrear os passos de quem visita seu site é uma função muito importante para esse profissional. E essa é uma das principais facilidades do Tag Manager. 

Anteriormente, quando precisava instalar um pixel em um site, era necessário recorrer a um serviço de TI, porém, essa ferramenta traz muita facilidade e autonomia para os profissionais de marketing. 

Como funciona o Google Tag Manager?

Essa ferramenta tem como principal função automatizar e gerenciar a inclusão de tags de acompanhamento de um site. Sendo assim, é possível monitorar vários pontos do trabalho sem que isso gere um serviço extra. 

As possibilidades dessa ferramenta são inúmeras e vão muito além do acompanhamento de visitas em um site. O Google Tag Manager dá suporte para que tags de remarketing do Google ADS e do Facebook ADS sejam aplicadas. 

O intuito, nesse caso, é monitorar quais produtos o usuário visitou no e-commerce e gerar anúncios de remarketing quando ele navegar pela rede de display ou pelo facebook. 

Quais os benefício do Tag Manager

O Google Tag Manager pode ser visto como uma ferramenta de produtividade e um painel de gerenciamento de scripts de sites. Essas duas funções que a ferramenta possui, são um grande auxílio para quem trabalha com marketing. 

Por conta das equipes de marketing sempre estarem ocupadas, encontrar uma ferramenta que otimiza suas atividades no dia a dia é muito eficiente. E além disso, muitas das vezes para fazer a função do Tag Manager era necessário contratar um profissional de TI para conseguir realizar todas as demandas que a ferramenta consegue. 

Outra funcionalidade muito importante é o acompanhamento de métricas que ajuda bastante as equipes de marketing.  

Principais Funções do Tag Manager

Além das funções já citadas de coleta de dados e controle de conversões. O monitoramento de diferentes tipos de métricas permite entender melhor o perfil do usuário e, transformar isso em informação estratégica para o marketing. Assim as decisões tomadas serão muito mais efetivas e os resultados virão.

Tag Manager e o Remarketing

A função de remarketing é uma forma de anunciar para pessoas que já tiveram contato com sua marca ou produtos, porém por algum motivo não finalizaram a compra. Nessa função seu site e os produtos aparecerão para as pessoas em outras páginas que acessam. Esse tipo de propaganda serve para lembrar que a pessoa deixou algum produto no carrinho sem finalizar a compra ou viu algum produto e saiu do site. É como se fosse um lembrete por parte do site ao usuário.

Tag manager e as Conversões

Como já citado anteriormente a probabilidade do Tag manager aumentar as suas conversões é bem grande. Com as funções de remarketing, e email marketing as pessoas vão acabar acionando mais os seus serviços e comprando mais também. Isso faz com que a sua taxa de conversão aumente. Tornando assim, um serviço mais eficiente. 

É possível também entender através das métricas qual local está gerando mais conversões. Isso faz sua equipe de marketing se alinhar e direcionar para o local de maiores conversões os seus clientes.

Como Fazer a Criação do Tag Manager

O Tag Manager é uma ferramenta muito versátil, podendo ser utilizada em diversos tipos de plataformas e ferramentas, podemos citar como principais e mais comuns, principalmente aqui na agência, o Google Analytics, Facebook e Google Ads, mas existem muitas outras ferramentas, mas não tão comumente utilizadas como as citadas. 

A instalação em si é bem simples, a programação dos eventos e configuração das tags que exige um pouco mais de atenção.

Criando uma conta no Tag Manager


Assim como todos os outros inúmeros produtos do Google, para ter a sua conta, o primeiro passo é ter uma conta de email Gmail cadastrada, a partir dai, acesse Tag manager.

Na aba superior direita clique em Criar Conta, se você pretende usar o Tag Manager em um site pessoal, preencha com os dados da sua empresa e selecione Web.

Caso você tenha vários clientes, crie uma conta com o nome da sua agência, e dentro dessa conta, crie um container para cada cliente.

Instalando o Tag manager no seu Site

A partir do momento que você cria um container, um código GTM é gerado e junto com esse código é criado um código em HTML o qual você precisa anexar ao seu site, caso você tenha acesso a programação do site, basta seguir as instruções, são dois códigos, um é colado na <head> da página e outro é colado após o <body>. 

Caso não seja você o responsável do site, apenas envie o código ao programador e ele saberá como proceder.

Feita a instalação, é preciso testar e ver se a instalação foi feita de forma correta, existem duas formas básicas para fazer o teste, a primeira pode ser feita no painel do Container , na aba Espaço de Trabalho, clique em Visualizar.

Na janela que abre digite a URL do seu site e clique em start.

O Seu site irá abrir e se a instalação estiver correta, na página Tag Assistant o código GTM irá aparecer na parte superior.


Outra forma é ativar o plugin ou extensão Tag Assistant By Google, no seu navegador.


Depois de ativado, acesse seu site, clique no plugin e clique em Enable.

Em seguida atualize a página com o F5, depois de atualizado, clique novamente no plugin, se a instalação foi feita corretamente ele vai aparecer no espaço em branco, ainda não importa a cor que ele tenha, pois ainda não foi configurado.

O legal dessa extensão é que você pode verificar em qualquer site se existem alguma instalação de Tag Manager ou de Analytics também.

Está feito, seu Tag Manager já foi instalado, agora confira em nossos outros conteúdos como fazer a instalação e rastreio das ações do seu site e utilizá-las em campanhas de Google Ads, Facebook Ads ou usar e avaliar as métricas coletadas com o Google Analytics. 

Com o Google Tag Manager o profissional de marketing tem muito mais autonomia para gerenciar várias tags sem precisar de um programador ou T.I. Essa liberdade e facilidade torna os processos de melhorias mais rápidos no dia a dia, otimizando tempo e investimento. 

Para que as estratégias de marketing deem resultado, você precisa de uma equipe com profissionais competentes. Para melhorar as suas conversões, conte com a Marketing Popular. Oferecemos as melhores soluções em marketing digital para a sua empresa.


Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Alterar preferências Aceitar tudo
Cookies