BLOG marketing POPULAR

O que é Roas (Google Ads) ?

Hoje nós vamos falar sobre o que é ROAS, considerado o microscópio na hora de analisar suas campanhas dentro da internet.

E nem precisamos falar que toda empresa hoje em dia precisa estar nos anúncios online e ainda mais, entender quais estão com a melhor performance.

Nesse artigo vamos falar sobre o que é ROAS, como você deve calcular e principalmente qual a diferença entre essa métrica e o ROI.

Como funciona o Roas?

ROAS é uma métrica de marketing que vem do inglês e significa Retorno sobre Gastos com Anúncios.

Em outras palavras, é a relação entre o dinheiro que você investe em publicidade e o retorno desse investimento.

Este é um indicador que o ajudará a descobrir se suas campanhas tiveram prejuízo ou lucro.

Esse é, de fato, o objetivo principal e a maior vantagem do ROAS: saber se você está ganhando ou perdendo dinheiro com sua publicidade online.

Assim você saberá se eles estão se saindo bem ou não, e poderá decidir injetar mais recursos ou retirar sua campanha da antena. 


Como devo calcular meu Roas?

O cálculo do ROAS é muito simples, envolvendo apenas dois valores: a quantidade de dinheiro obtida com a campanha publicitária e o custo de cada item. Com eles, basta aplicar a seguinte fórmula:

ROAS = receita / custo x 100 

Imagine que, durante um período de tempo, sua empresa investiu 1.000 reais em publicidade e atraiu clientes que geraram 6.500 reais em lucros. Isso significa que a cada investimento realizado, a empresa ganha R$ 6,50. Portanto, o ROAS é de 650%. 

O ROAS é, antes de mais nada, um indicador do sucesso de uma campanha específica. Lucros baixos ou perdas baixas geralmente são a prova definitiva de que a publicidade deve ser melhorada. 

No entanto, o ROAS não fornece informações específicas sobre o que pode melhorar a eficácia da publicidade.

Por esse motivo, é melhor considerar métricas de engajamento mais específicas como: 

  • Impressões
  • Visualizações 
  • Cliques e conversões 
Obviamente isso não diminui o valor da métrica, afinal é ela que diz com um cálculo bastante simples se uma publicidade online funciona ou não, mas para complementar é necessário usar outras métricas.


Qual é a diferença entre ROAS e ROI?

Além de indicadores como CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e Churn (Taxa de Cancelamento), o ROI também se popularizou, principalmente para negócios online como e-commerce, clubes de assinatura e até empresas que operam no modelo SaaS.

ROI significa retorno do investimento. Portanto, você pode entender o lucro do seu investimento por meio deste indicador.

Por exemplo, incluindo atividades em mídias sociais e outros serviços, como treinamento de equipes de vendas, compra de novo software, etc.

A sigla ROAS também vem da expressão em inglês, que significa retorno sobre o gasto com publicidade ou retorno sobre o investimento. Tornou-se cada vez mais popular recentemente e está relacionado apenas a despesas com publicidade.

Portanto, você geralmente encontrará ROAS em ferramentas como anúncios do Facebook, anúncios do Instagram, anúncios do Google e outras plataformas sociais.

Esses dados são muito importantes para que a equipe de marketing entenda quais operações e quais canais são mais benéficos para seu tipo de negócio.

Como você observou acima, embora o ROI seja uma métrica mais ampla que pode ser aplicada a vários serviços, o ROAS é uma métrica dedicada à publicidade paga.

Podemos dizer que o ROAS é, na verdade, o ROI da publicidade paga. No entanto, cada um tem sua importância e deve ser monitorado de perto.

Dessa forma, você terá um entendimento mais amplo de quais estratégias trazem mais lucro para sua empresa ou não.

Gostou do nosso artigo sobre o que é ROAS? Se ficou alguma dúvida pode colocar aqui no campo de comentários.

Gerenciamento de Google Meu Negócio

Fale agora com nosso consultor.


Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Alterar preferências Aceitar tudo
Cookies