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O que é persona e qual sua importância para o marketing digital?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre persona dentro do marketing digital, mas pode não compreender o conceito totalmente ou a importância. A persona é uma peça vital de toda estratégia de marketing digital e dita seu sucesso (ou fracasso). 

Todo negócio nasce visando resolver um problema e o conjunto de pessoas com esse mesmo problema, constitui o público alvo dessa empresa. Todo produto/serviço só nasce e existe para resolver alguma dor e a média das pessoas com essa mesma dor, pode ser resumida em uma ou mais personas. Mas vamos explicar melhor a seguir. 

Neste artigo, vamos te apresentar o conceito de persona, explicar por que ela é tão importante e o dicas para criar a sua.

Então, afinal, o que é persona?

Persona é a ilustração do seu público-alvo. De acordo com o perfil de todos os seus clientes, é possível identificar padrões que se repetem na maioria deles. É justamente toda essa semelhança que possibilita a criação de pessoas fictícias nas quais serão baseadas todas as suas estratégias de marketing.

Essa representação deve ser fiel ao seu público real, com as suas dores e desejos verdadeiros. Por isso, a sua persona precisará de um nome, idade, informações pessoais, costumes, objeções, desejos, dores, medos e anseios, e até mesmo um rosto.

Quanto mais detalhada for a persona, melhores serão os resultados das suas estratégias digitais. Isso reflete diretamente sobre os investimentos, tempo dedicado a cada ação e facilidade de lidar com decisões.

Com a persona, fica muito mais fácil saber o que fazer, quando fazer, qual produto/serviço oferecer e de que forma se comunicar. 

Persona X Público-alvo

Existe uma diferença entre persona e público-alvo. O público-alvo é uma massa generalista da população considerada como propensa a comprar de você. Por exemplo, podemos dizer que o público-alvo de todo posto de combustíveis é quem tem automóvel. 

Já a persona é bem mais específica, levando em consideração cada tipo de pessoa que possui um automóvel para definir qual é o tipo de cliente que mais compra neste posto. 

Por isso, utilizar uma persona ao invés de usar um público-alvo é muito mais vantajoso. A empresa deve sempre dar referência à segmentação específica. 

Veja agora por que a persona é tão importante

Segmentação de negócios

A segmentação de negócios é o direcionamento geral que sua empresa toma. Por exemplo, se você tem uma loja de instrumentos musicais, é necessário saber se você deve focar mais em instrumentos de cordas ou de teclas. 

A segmentação de negócio pode parecer um limitador em certos momentos, mas na verdade é justamente o contrário. Os clientes saberão onde procurar o que precisam se você oferecer uma visão específica do negócio. 

Dessa forma, você atrai quem realmente tem interesse em comprar de você. Quem não tem interesse ou está em dúvida, fica em segundo plano, dando espaço às vendas certas. 

Direcionamento de mídias sociais

As mídias sociais são uma poderosa ferramenta de vendas e a maioria das empresas já descobriu isso. Entretanto, agir nas mídias sociais sem uma persona é um tiro no pé. Além de não engajar os usuários nos posts, torna-se uma grande perda de tempo. 

A importância da persona para o marketing digital aparece no direcionamento de mídias sociais. Fica muito mais fácil saber o que postar, quando, como e com qual linguagem quando você sabe exatamente quem é o seu cliente e como atraí-lo. 

Planejamento de conteúdo

O mesmo princípio vale também para o seu blog. Se você não o direciona, ele nunca vai crescer. Quando você usa a persona para seguir uma linha de conteúdo e um planejamento que chamamos de funil de vendas, o resultado se torna certo. 

Quando seu blog segue um direcionamento, ele começa a atrair cada vez mais usuários. Estes, começam a interagir mais com cada post, acessando os links e os chamados “Call to Action”. 

Depois de pouco tempo, você se torna uma referência e começa a ser procurado pela sua persona com mais frequência, o que pode resultar em um aumento nas vendas de forma natural. 

Retorno sobre Investimento

O marketing digital é um investimento. Você precisa investir para que as estratégias sejam colocadas em movimento e deem retorno em forma de vendas. Se você acaba não vendendo, o retorno sobre este investimento não chega. 

Podemos, então, observar a importância da persona para o marketing digital. Com uma persona bem definida, seu retorno sobre investimento será maior e mais garantido. Sem a persona, você vive na incerteza de estar fazendo a coisa certa ou não. 

Aumento nas vendas

O objetivo principal de toda estratégia de marketing digital é somente um: vender mais. Com a ajuda de uma persona, isso se torna muito mais fácil. Até aqui, você percebeu como a persona é importante para o marketing digital por vários fatores. O fator final é simplesmente o resultado. 

Se a empresa não trabalha com uma persona, ela não será procurada especificamente por quem se interessa pelo seu negócio, e sim de forma geral. Ao observar isso em uma estatística, a densidade de compra é o que importa. 

Mais vale ter 15 clientes dentro da sua persona e 10 comprarem, do que ter 50 pessoas no público-alvo e somente 9 comprarem. 

Mais vale alcançar 15 pessoas e 10 delas comprar, do que chamar a atenção de 50 e nenhuma converter. Por isso o avatar é importante. Ele permite a empresa conhecer exatamente o seu público-alvo e comunicar de forma assertiva, aumentando muito as chances de conversão.

É justamente por essa possibilidade de conhecer o cliente que o marketing online é muito mais pontual e vantajoso do que o offline. Através de relatórios automáticos gerados pelas plataformas de anúncio e as redes sociais, é possível conhecer melhor as pessoas e criar ofertas altamente assertivas.

Oferecer o produto certo para a pessoa certa, na hora certa e no local certo é o grande desafio e ao mesmo tempo o grande segredo para o sucesso de qualquer empresa. Conhecendo a sua persona, é muito mais fácil encontra-la e oferecer algo realmente relevante.

Só para ilustrar a importância de conhecer o seu público-alvo, podemos usar um exemplo de um amigo secreto, uma brincadeira muito popular nas festas de fim de ano. Quando você tira uma pessoa com a qual não possui muita afinidade ou não a conhece bem, é muito difícil presenteá-la, ou seja, oferecer algo que a agrade e que tenha serventia.

O contrário também é verdade. Quando sorteamos alguém próximo, sabemos exatamente como agrada-lo.

Se você ficou ansioso para criar as suas personas mas está se sentindo um pouco perdido, entre em contato com a equipe Marketing Popular para elaborarmos juntos a sua persona e a melhor estratégia de marketing para ela!


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