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O que é persona e qual sua importância para o marketing digital?

Entenda o que é persona e por que este conceito é tão importante nas estratégias de marketing digital.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre persona dentro do marketing digital, mas pode não compreender sua importância ou conceito totalmente. A persona é uma peça vital de toda estratégia de marketing digital e dita seu sucesso ou fracasso.

No post de hoje, vamos te apresentar o conceito de persona e explicar por que ela é tão importante. Ao final, você entenderá por que é impossível trabalhar sem uma persona. 

A persona é uma peça vital de toda estratégia de marketing digital e dita seu sucesso ou fracasso

ENTÃO, AFINAL, O QUE É PERSONA?

Persona é a representação do seu cliente ideal dentro do marketing digital. Essa representação deve ser totalmente convincente Então, precisa ter nome, idade, informações pessoais, costumes, gostos, desgostos, desejos, dores, medos e anseios, entre outras características.

Quanto mais detalhada for a persona, melhores serão os resultados das suas estratégias digitais. Isso se reflete diretamente sobre os investimentos, tempo dedicado a cada ação e facilidade de lidar com decisões. 

Com a persona, fica muito mais fácil saber o que fazer, quando fazer, qual produto/serviço oferecer e de que forma se comunicar. 

Persona X Público-alvo

Existe uma diferença entre persona e público-alvo. O público-alvo é uma massa generalista da população considerada como propensa a comprar de você. Por exemplo, podemos dizer que o público-alvo de todo posto de combustíveis é quem tem automóvel. 

Já a persona é bem mais específica, levando em consideração cada tipo de pessoa que possui um automóvel para definir qual é o tipo de cliente que mais compra neste posto. 

Por isso, utilizar uma persona ao invés de usar um público-alvo é muito mais vantajoso. A empresa deve sempre dar referência à segmentação específica. 

Veja agora por que a persona é tão importante 

Segmentação de negócios

A segmentação de negócios é o direcionamento geral que sua empresa toma. Por exemplo, se você tem uma loja de instrumentos musicais, é necessário saber se você deve focar mais em instrumentos de cordas ou de teclas.

A segmentação de negócio pode parecer um limitador em certos momentos, mas na verdade é justamente o contrário. Os clientes saberão onde procurar o que precisam se você oferecer uma visão específica do negócio. 

Dessa forma, você atrai quem realmente tem interesse em comprar de você. Quem não tem interesse ou está em dúvida, fica em segundo plano, dando espaço às vendas certas. 

Direcionamento de mídias sociais

As mídias sociais são uma poderosa ferramenta de vendas e a maioria das empresas já descobriu isso. Entretanto, agir nas mídias sociais sem uma persona é um tiro no pé. Além de não engajar os usuários nos posts, torna-se uma grande perda de tempo.

A importância da persona para o marketing digital aparece no direcionamento de mídias sociais. Fica muito mais fácil saber o que postar, quando, como e com qual linguagem quando você sabe exatamente quem é o seu cliente e como atraí-lo. 

Planejamento de conteúdo 

O mesmo princípio vale também para o seu blog. Se você não o direcionar, ele nunca vai crescer. Quando você usa a persona para seguir uma linha de conteúdo e um planejamento que chamamos de funil de vendas, o resultado se torna certo.

Quando seu blog segue um direcionamento, ele começa a atrair cada vez mais usuários. Estes, começam a interagir mais com cada post, acessando os links e os chamados “Call to Action”. 

Depois de pouco tempo, você se torna uma referência e começa a ser procurado pela sua persona com mais frequência, o que pode resultar em um aumento nas vendas de forma natural. 

Retorno sobre Investimento

O marketing digital é um investimento. Você precisa investir para que as estratégias sejam colocadas em movimento e deem retorno em forma de vendas. Se você acaba não vendendo, o retorno sobre este investimento não chega.

Podemos, então, observar a importância da persona para o marketing digital. Com uma persona bem definida, seu retorno sobre investimento será maior e mais garantido. Sem a persona, você vive na incerteza de estar fazendo a coisa certa ou não. 

Aumento nas vendas 

O objetivo principal de toda estratégia demarketing digital é somente um: vender mais. Com a ajuda de uma persona, isso se torna muito mais fácil. Até aqui, você percebeu como a persona é importante para o marketing digital por vários fatores. O fator final é simplesmente o resultado.

Se a empresa não trabalha com uma persona, ela nãos erá procurada especificamente por quem se interessa pelo seu negócio, e sim de forma geral. Ao observar isso em uma estatística, a densidade de compra é o que importa.

Mais vale ter 15 clientes dentro da sua persona e 10 comprarem, do que ter 50 pessoas no público-alvo e somente 9 comprarem. 


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