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O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos. Essa ferramenta possui algumas vantagens de configuração, integração com outros serviços do Google, e uma versão gratuita muito completa.
Se a ferramenta for instalada corretamente, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados.
É com base nas informações coletadas através do analytics que pode-se analisar os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado sobre a campanha que foi feita. 


Principais Motivos para Usar o Analytics 

Através dessa ferramenta é possível entender o comportamento do usuário, e segmentar onde está o problema e onde tem as melhores conversões nos seu site ou blog.

Verificar Ações de Usuários

A ferramenta do Google Analytics possibilita monitorar as ações feitas na sua plataforma. Sendo assim, esse rastreamento auxilia a sua estratégia de marketing a conseguir os resultados desejados.

Taxa de Rejeição

Analisar a taxa de rejeição do seu site é imprescindível. Se você vende um serviço e seu site não está gerando conversões, sabe-se que há algo de errado nessa plataforma. Analisando a taxa de rejeição fica mais fácil entender se o problema está na página ou no produto que está apresentando.

Analisar Origem de Tráfego

Entender como os visitantes do seu site chegaram até você é outra ferramenta importante do Analytics. Essa parte faz com que entenda o início do funil, como a grande maioria das pessoas lhe encontra. Encontrando essa informação você direciona todos os seus recursos para o local que mais lhe dá acessos.

Analisar Dispositivos mais usados

Atualmente é importantíssimo saber por onde os usuários acessam sua plataforma, mobile ou desktop. Seu site tem que estar otimizado para ambos, pois o Google analisa essa configuração.
E analisando através do Analytics é possível entender por onde vem mais visitas e deixar a versão mais acessada 100% de acordo com as diretrizes. 

Analytics e o Marketing Digital

Monitoramento de Resultados em Campanhas

Essa ferramenta possibilita o total controle sobre suas campanhas, podendo fazer uma análise minuciosa sobre os dados que são apresentados e conseguindo segmentar totalmente a sua campanha.
Esse tipo de informação sobre as campanhas é muito importante pois ela dá um “norte” em qualquer dúvida que tiver e faz com que a efetividade aumente.

Análise de Conversões

Todas as vezes que um visitante exerce alguma atividade no site que seja importante para o seu negócio, uma conversão é feita.
Existem conversões de diversos tipos, como compra de um produto em seu e-commerce, assinatura de uma newsletter, e-mail de um contato para um representante
Conversão significa levar o usuário a cumprir o objetivo da sua página.
Se o seu site obteve 50 conversões no mesmo período que ele teve 500 sessões, sua taxa de conversão será de 10% (50/500). 

Utilizando o Google Analytics

Criando sua conta

Para instalar o Google Analytics é muito simples. Antes de qualquer coisa, você precisa criar uma conta básica para ter acesso a todos os dados do seu site. Para criar essa conta é só fazer no email do Gmail, se já tiver uma é só logar com a mesma .
O próprio sistema indicará os próximos passos. Depois de clicar em “Inscreva-se" e preencher os dados solicitados, você receberá um código de acompanhamento.  

Instalação do Analytics no Site

O código deve ser inserido em todas as páginas do seu site. Geralmente em páginas html o código é adicionado antes da tag de fechamento </head>.
O local para inserir pode variar. Se o site foi feito no Wordpress, você pode buscar uma opção para colocar o código no header, ou até mesmo instalar um plugin para facilitar o processo.
Para conseguir coletar os dados é necessário que aguarde 24 horas.  

Metas

O Analytics fornece uma forma de medir resultados das ações de marketing da empresa: a definição de metas. Para cada objetivo você pode definir uma meta para depois tirar impressões importantes para tomar as decisões.
As opções fornecidos pelo Google Analytics são: 

Destino: Nessa parte a meta é atingida se o local de destino que indicou ocorrer visitas.
Duração: Nessa meta ela é atingida quando o tempo de duração que estabeleceu como ideal é batido. Ou seja, você em uma página com um vídeo de dois minutos e o seu objetivo é que as pessoas vejam o seu material, então a meta de duração da sua página vai ser o tempo do vídeo.
Páginas: A meta será atingida quando um visitante passar por mais de X telas. Por exemplo, se um dos objetivos do site ou blog da sua empresa é o engajamento com o conteúdo e esse conteúdo está paginado, pode escolher medir dessa forma.
Evento: Iremos falar um pouco mais sobre esse assunto mais a frente, mas trata-se de algum acontecimento no site, de forma superficial.  

Eventos

Além de saber quais páginas os usuários visitam é importante saber a interação com o site, quais botões clicam mais, quais menus têm mais acesso e qual o motivo disso acontecer.
Para coletar essas informações, o Google Analytics permite que configure de forma detalhada o que será coletado por meio de eventos. Iremos lhe mostrar algumas aplicações de eventos a seguir. 

  • Botões e menus - Serve para monitorar cliques do conteúdo oferecido pelo site, entender quais botões e características são melhores para otimizar as conversões, e também monitora a taxa de clique por abertura do menu.
  • Visualização de vídeos - Eventos de início, entendendo quais momentos do vídeo provocam mais saídas.
  • Mapas - Quando se trata de negócios locais, e o usuário pesquisa uma rota até sua empresa é enviado um evento com a posição do início da rota, assim você entende de quais regiões da sua cidade seus clientes estão sem pedir o endereço em formulários.
  • Interações com pop ups - é importante saber como os pop ups estão trazendo resultado, e com isso determinar o exato momento em que aparece, entender os motivos que fazem os visitantes clicarem ou não.
  • Erros de formulários - Quando se tem um formulário, ele apresenta alguns campos problemáticos, que dificultam o resultado final, compreendendo quais campos geram mais atritos. 

Para ter um bom gerenciamento do Google Analytics é imprescindível que procure uma equipe de marketing e deixe eles trabalharem com as análises. Qualquer dúvida ou se tiver interesse em uma equipe de marketing, entre em contato com a Marketing Popular!


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