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O que é Inbound Marketing e como usá-lo para vender mais?

Entenda o que é Inbound Marketing, como ele funciona e quais os passos a serem tomados para colocá-lo em prática.

O Inbound Marketing (marketing de atração) é uma estratégia amplamente utilizada para aumentar a relevância de uma marca e, consequentemente, as vendas. 

No marketing digital, ela figura entre as principais estratégias, sendo uma categoria que abrange diversas estratégias menores. 

O que você vai ver no post de hoje é a definição do que é Inbound Marketing, como ele funciona e como colocá-lo em prática passo a passo.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing significa marketing de atração. É uma modalidade de divulgação onde, ao invés de fazer uma propaganda, você cuida do seu jardim e deixa os pássaros virem até ele. 

Na prática, isso significa apresentar conteúdo de qualidade, valor agregado e ter um bom relacionamento com o cliente. 

Dessa forma, a autoridade da sua marca aumenta, tanto online quanto offline. 

Isso faz com que o interesse em sua empresa cresça e abra mais oportunidades de negócios. 

As vendas começam a aumentar gradativa e naturalmente, e o sucesso da marca começa a decolar. 

Qual a importância do Inbound Marketing?

Cada vez mais as empresas estão falhando completamente em campanhas de marketing, e isso tem um motivo bem específico. 

O consumidor está ficando cada vez mais atento, e já consegue identificar certos truques com naturalidade. 

Um bom exemplo é o comercial de shampoo com uma modelo famosa. Todos sabem que, provavelmente, esse modelo não usa um shampoo de R$10,00. 

Diante disso, o Inbound Marketing surge para quebrar barreiras e oferecer valor agregado de verdade. 

Confiando na marca devido ao conteúdo de alta qualidade, o consumidor compra mais. 

Hoje, as empresas que fazem mais sucesso são as que investem mais em Inbound. 

Passo a passo para fazer Inbound Marketing

Entender o processo de compra

Primeiro, é necessário saber que existe algo chamado Funil de Vendas. 

Ele representa o processo de compra de um cliente. 

Quando o usuário entra no funil, ele ainda está frio, no topo desse funil. 

Conforme você vai lapidando o usuário, ele se aquece e se torna um potencial cliente, até chegar o momento certo de fazer a oferta para a venda. 

Se você respeitar esse processo, as chances de vender são muito maiores do que se você oferecesse seu produto ou serviço para todo mundo. 

Definir uma persona

A persona representa o seu cliente ideal. Aquele que mais compra de você, e que tem mais chances de comprar. 

É a persona que vai guiar suas ações de marketing digital e definir qual caminho e abordagem você vai seguir. 

Por exemplo, você não vai oferecer cerveja para alguém que ama café, pois, apesar de existir uma possibilidade de essa pessoa também gostar de cerveja, há 100% de certeza de que ela vai se interessar pelo café. 

Isso se chama segmentação. Oferecer a coisa certa para a pessoa certa. 

Criar um blog

A criação de um blog é uma etapa essencial do Inbound Marketing. É ele que vai atrair sua persona para consumir seu conteúdo. 

Afinal, é no blog que você pode colocar os conteúdos mais ricos, importantes e com maior valor agregado. 

Além disso, se o blog for bem otimizado para os mecanismos de busca, existe uma alta chance de que ele seja descoberto por cada vez mais pessoas. 

Isso também aumenta a visibilidade da sua marca, o que gera confiança e, consequentemente, aumenta suas vendas. 

Alimentar suas mídias sociais

Além do blog, é importante manter um perfil ativo e movimentado nas mídias sociais. 

Isso porque é muito mais fácil divulgar sua marca através destes canais, do que esperar que sua persona encontre seu blog toda vez que precisar. 

Nas mídias sociais, você conversa diretamente com seu público e pode interagir em nível de maior proximidade. 

Faça publicações frequentes, responda comentários, tire dúvidas e, se possível, preste todo tipo de atendimento através das mídias sociais. 

Os usuários gostam muito dessa liberdade e proximidade com as marcas. 

Fazendo isso, você aumenta as chances de ser descoberto e ainda cuida do seu Inbound Marketing. 

Invista também no tráfego pago

Ué, mas isso é totalmente o contrário do Inbound Marketing! 

Calma, vamos explicar! A melhor estratégia de marketing digital é a que não se apoia somente em uma perna, pois qualquer tropeço pode derrubar toda a empresa. 

Assim sendo, manter um marketing diversificado é a melhor coisa a se fazer. 

Fazer Inbound Marketing é extremamente importante e altamente recomendado, mas você também precisa garantir retorno mais rápido para manter os negócios lucrando. 

Uma ótima forma de equilibrar as coisas é com os links patrocinados. Eles são anúncios que aparecem em buscas e também nas mídias sociais, e que podem levar um usuário diretamente a uma página de vendas. 

E, caso você esteja pensando que seria melhor fazer somente os links patrocinados, saiba que eles não seguram a autoridade de nenhuma empresa. 

É por isso que o Inbound Marketing é indispensável. 

Se você quiser fazer Inbound Marketing da forma certa, diversificando seu marketing digital, fale com os experts da Marketing Popular


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