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O que é Inbound Marketing e como usá-lo para vender mais?

Entenda o que é Inbound Marketing, como ele funciona e quais os passos a serem tomados para colocá-lo em prática.

Inbound Marketing é como a própria tradução sugere, um marketing de entrada. Essa estratégia consiste em oferecer informações, dicas e aulas às pessoas com o objetivo de ajuda-las a solucionar algum problema relacionado ao produto/serviço que se deseja vender. 

Dessa forma, uma marca de maquiagens, por exemplo que deseja vender seus produtos não os anuncia diretamente, mas sim compartilha diariamente dicas de como usar os produtos, ensina técnicas, releva segredos sobre o mundo da maquiagem, etc. Essa troca mais humana atrai as pessoas e as fideliza como clientes. 

Diferentemente do marketing comum que ‘’corre’’ atrás dos clientes, o marketing de entrada atrai as pessoas pelo fato de oferecer conteúdo relevante e gratuito e na hora que eles precisam, gerando gratidão. 

A estratégia de distribuir conteúdo útil a audiência, é utilizada para aumentar a relevância de uma marca, que passa a ganhar a confiança e fidelidade do seu público-alvo. 

Nesse artigo você entenderá o que é Inbound Marketing, como ele funciona e como colocá-lo em prática na sua marca.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing significa marketing de atração. É uma estratégia de divulgação onde as marcas ao invés de vender, ela dá algo primeiro. Na prática, isso significa apresentar conteúdo de qualidade, como fotos, vídeos, podcasts, textos, etc. e só depois oferecer um produto/serviço. 

Essa estratégia visa criar a autoridade da marca que passa a ser vista como referência pela sua audiência, com isso, as vendas começam a aumentar gradativa e naturalmente. 

O primeiro passo é atrair as pessoas com bons conteúdos, nesse momento elas são visitantes da sua página ou site, é um público ainda frio. O próximo passo é transformar esse visitante em lead, e só então fazer uma venda e transformá-lo em cliente. 

Esse método já foi testado e comprovado por centenas de empresas que alcançaram o sucesso utilizando marketing de entrada. 

Qual a importância do Inbound Marketing?

As pessoas mudaram, estão cada vez mais informadas e exigentes. A tradicional ‘’empurroterapia’’ utilizada por muitos anos em PDV (ponto de venda) não só não funciona mais, como faz com que as pessoas fujam. 

Existem diversas empresas oferecendo produtos semelhantes por preços semelhantes, por isso é importante de destacar. Pense sempre por qual motivo as pessoas devem comprar de você e não do concorrente? 

As marcas e empresas estão entendendo que os clientes são pessoas, e pessoas têm sentimentos. Ninguém quer saber o quanto a sua empresa é incrível e há quantos nos ela está no mercado, se o seu produto/serviço não resolve algum problema delas, ele não é relevante e você não vende. Ponto. 

As pessoas procuram empatia, querem ser compreendidas, querem comprar algo sabendo que aquilo resolverá uma dor dela, e não apenas para ajudar o vendedor atingir a sua meta. Os conteúdos que a empresa divulga faz com que elas se sintam compreendidas, percebe a preocupação da marca em ajuda-la, lhe oferece conhecimento e isso faz a diferença nas vendas.

Hoje, as empresas que fazem mais sucesso são as que investem em Inbound marketing e não se trata de mágica. Acredite no poder de aulas gratuitas, de dicas, de tutoriais, materiais em áudio, pois essa entrega gera reciprocidade por parte da audiência que ao precisar de um item que você vende, não comprará de nenhum outro concorrente pois confia em você.

Passo a passo para fazer Inbound Marketing

Agora que você entendeu o que é e qual a importância do marketing de conteúdo, e hora de colocar a mão na massa e produzir material de qualidade para a sua audiência.

Entender o processo de compra

Primeiro, é necessário saber que existe algo chamado Funil de Vendas. 

Ele representa o processo de compra de um cliente. 

Quando o usuário entra no funil, ele ainda está frio, no topo desse funil. 

Conforme você vai lapidando o usuário, ele se aquece e se torna um potencial cliente, até chegar o momento certo de fazer a oferta para a venda. 

Se você respeitar esse processo, as chances de vender são muito maiores do que se você oferecesse seu produto ou serviço para todo mundo. 

Definir uma persona

A persona representa o seu cliente ideal. Aquele que mais compra de você, e que tem mais chances de comprar. 

É a persona que vai guiar suas ações de marketing digital e definir qual caminho e abordagem você vai seguir. 

Por exemplo, você não vai oferecer cerveja para alguém que ama café, pois, apesar de existir uma possibilidade de essa pessoa também gostar de cerveja, há 100% de certeza de que ela vai se interessar pelo café. 

Isso se chama segmentação. Oferecer a coisa certa para a pessoa certa. 

Criar um blog

A criação de um blog é uma etapa essencial do Inbound Marketing. É ele que vai atrair sua persona para consumir seu conteúdo. 

Afinal, é no blog que você pode colocar os conteúdos mais ricos, importantes e com maior valor agregado. 

Além disso, se o blog for bem otimizado para os mecanismos de busca, existe uma alta chance de que ele seja descoberto por cada vez mais pessoas. 

Isso também aumenta a visibilidade da sua marca, o que gera confiança e, consequentemente, aumenta suas vendas. 

Alimentar suas mídias sociais

Além do blog, é importante manter um perfil ativo e movimentado nas mídias sociais. 

Isso porque é muito mais fácil divulgar sua marca através destes canais, do que esperar que sua persona encontre seu blog toda vez que precisar. 

Nas mídias sociais, você conversa diretamente com seu público e pode interagir em nível de maior proximidade. 

Faça publicações frequentes, responda comentários, tire dúvidas e, se possível, preste todo tipo de atendimento através das mídias sociais. 

Os usuários gostam muito dessa liberdade e proximidade com as marcas. 

Fazendo isso, você aumenta as chances de ser descoberto e ainda cuida do seu Inbound Marketing. 

Invista também no tráfego pago

Ué, mas isso é totalmente o contrário do Inbound Marketing! Calma, vamos explicar! A melhor estratégia de marketing digital é a que não se apoia somente em uma perna, pois qualquer tropeço pode derrubar toda a empresa. Assim sendo, manter um marketing diversificado é a melhor coisa a se fazer. 

Fazer Inbound Marketing é extremamente importante e recomendado, mas você também precisa garantir retorno rápido para manter os negócios lucrando. 

Uma ótima forma de equilibrar as coisas são os links patrocinados. Eles são anúncios que aparecem em buscas e também nas mídias sociais, e que podem levar um usuário diretamente a uma página de vendas. 

E, caso você esteja pensando que seria melhor fazer somente os links patrocinados, saiba que eles não seguram a autoridade de nenhuma empresa. É por isso que o inbound marketing é indispensável. 

Se você quiser fazer um bom marketing de conteúdo e da forma correta, diversifique seu marketing digital, fale com os experts da Marketing Popular.

Nesse artigo você pode entender o que é inbound marketing, qual a sua importância e como fazê-lo. 

A principal base para essa estratégia é ter sempre em mente que o seu cliente é um ser humano, que tem necessidades, expectativas e sentimentos. Toda a sua comunicação, ofertas, promoções, etc devem ser pensadas em ajudar o seu público-alvo e não primeiramente em vender. Primeiro você dá, e depois recebe. Recebe a venda, a autoridade e a gratidão.

Seguindo essas regras e princípios básicos do inbound marketing, a sua marca crescerá muito mais rápida e de forma consistente. Esqueça a ideia de empurrar produtos para as pessoas e ofertas repetitivas baseadas apenas em promoção porque isso não rola mais. 

É preciso evoluir as técnicas juntamente com o mercado para poder permanecer no mercado e em constante crescimento e para isso o inbound marketing está aí pra te ajudar.


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