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O que é Google Trends e como usá-la?

O Google Trends é uma ferramenta disponibilizada pelo Google de forma gratuita que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo. Resumindo, é uma ferramenta de apoio para identificar tendências e ajudar no seu levantamento de termos.
Ao pesquisar por uma palavra, a ferramenta mostra um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo. Já no eixo vertical, representa no volume de buscas.
Quando se faz a pesquisa é possível refinar por alguns critérios, que são: país, tempos, categoria, e tipo de buscas, como imagens, notícias, compras. 

Como funciona o Google Trends


Todas as informações que serão acessadas no Google Trends fazem parte do banco de dados do Google.
Esse buscador coleta, armazena, organiza e conecta os dados de uma das buscas feitas pelos internautas no buscador em outras plataformas, como o Youtube.
Porém, buscas por um termo realizada pela mesma pessoa em uma espaço curto, dados pouco pesquisados e informações pessoais são excluídas do banco de dados.
Então, quando entra na ferramenta de pesquisa por um termo, a ferramenta cria um gráfico com a variação do números de buscas sobre o assunto ao longo do tempo. Ou seja, com essa ferramenta você tem acesso ao comportamento do usuário na internet.  

Como usar o Google Trends

Bom, agora que entendeu como funciona essa ferramenta e como pode te ajudar no dia a dia é importante aprender a usá-la.
Iremos lhe mostrar um passo a passo para começar a explorar as principais funções deste serviço.
1 - Acesse o Google Trends e no canto superior direito clique em Fazer login. Se já possuir uma conta no Google é só fazer o login, se não tiver faça uma nova.

2 - Quando fizer o login no Google Trends a ferramenta vai abrir uma visão geral das pesquisas realizadas naquele ano.
Na página você pode acessar um resumo com as principais pesquisas realizadas nos últimos 12 meses.

3 - Para começar a pesquisa é só digitar uma palavra-chave na barra de pesquisa ou explorar alguns exemplos.

4 - Na próxima página, você terá acesso aos principais dados de busca sobre o termo que você pesquisou.
No cabeçalho, você consegue filtrar resultados por localização, tempo, categoria e tipo de pesquisa.

5 - Caso você queira fazer uma pesquisa de dois sinônimos é só comparar as palavras. Para isso, basta clicar em + Comparar e digitar o termo relacionado.
Como são sinônimos ou termos parecidos é importante essa comparação para entender qual está sendo mais buscado, e determinar o melhor termo.
Com esse tipo de recurso, você consegue descobrir porque seu negócio não está atraindo tantos leads quanto o planejado.

6 - Se você possui um canal no Youtube essa ferramenta também é muito útil. Você consegue segmentar a palavra-chave por rede do Google. Então, tem as métricas certinhas sobre a palavra-chave naquela rede.

7 - Outra funcionalidade bem interessante é a possibilidade de receber atualizações via email sobre eventos relacionados a uma palavra-chave ou um resumo das principais pesquisas de uma região.
Para fazer isso, basta clicar no menu lateral esquerdo e selecionar Inscrições e, em seguida, clicar no botão de + mais.
Vai abrir uma nova tela, onde você poderá inserir o termo que deseja receber atualizações, a região e a frequência.
Se quiser, também pode configurar um alerta com as principais pesquisas e tendências de uma região.
Ao terminar a configuração, basta clicar em Inscrever-se. 

Quais as funcionalidades do Google Trends

Após saber da principal funcionalidade dessa ferramenta, deve estar se perguntando o que mais tem no Google Trends.
Essa ferramenta é uma grande auxiliadora dentro das estratégias de marketing, pois apresenta muitos dados que podem ser utilizados.
Pense bem. O objetivo de qualquer campanha ou anúncio publicitário é entregar ao contratante os resultados que foram contratados. Mas pensa você ter que fazer uma campanha sem nenhuma informação, dar um chute no escuro. Bom, nisso o Google Trends pode te ajudar. Iremos lhe mostrar quais locais essa ferramenta pode ser útil. 


Produção de conteúdo 

O Google Trends elenca os termos mais pesquisados. Essas informações podem dar ótimas ideias para novos conteúdos em seu site, blog, rede social ou canal no Youtube.
Ao identificar que algum assunto gera bastante interesse, talvez seja o momento de produzir um material sobre o tema. Deste modo, você garante que o assunto que vai abordar seja de interesse do público-alvo. 



Planejamento de campanha 

Outra grande vantagem de usar o Google Trends em suas campanhas de marketing digital é a possibilidade de analisar o interesse em determinados temas.
Dessa maneira, você consegue se antecipar e planejar campanhas de anúncios pagos ou o calendário editorial de seu blog com mais antecedência e assertividade. 



Buscar por tendências

Com o Google Trends você consegue pesquisar por temas relacionados e descobrir oportunidades para aprimorar seus serviços.
Essa função ajuda você a entender seus consumidores e o tipo de produto ou serviço que eles buscam. 

Como interpretar as informações do Google Trends?

Ao digitar um termo no campo de pesquisa vai ter fornecer várias informações, saiba como interpretá-las.



Interesse a longo tempo

Os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período.
O valor de 100 é o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 é a metade da popularidade. Da mesma forma, uma pontuação de 0 significa que o termo teve menos de 1% da popularidade que o pico. 



Interesse por região

Os valores são calculados em uma escala de 0 a 100. Um valor maior significa uma proporção maior de consultas, e não uma contagem absoluta maior. Um pequeno país em que 80% das consultas são sobre “bananas” terá duas vezes a pontuação de um grande país em que somente 40% das consultas são sobre “bananas”.



Consultas e tópicos relacionados

Mostra outros tópicos e consultas similares ao termo que está sendo explorado e que foram pesquisados pelos usuários.
É uma boa funcionalidade para encontrar palavras-chave alternativas. 



Sazonalidade e tendência

O Google Trends é uma excelente ferramenta para identificarmos a sazonalidade de um nicho. Por exemplo, se procurarmos pela palavra-chave “black friday”, fica evidente no gráfico, um pico de buscas que se inicia no mês de outubro e tem seu ponto alto em novembro, que é o mês em que ocorre o evento.
Dessa forma, você pode verificar em seu nicho de atuação, quais são os pontos altos de busca e preparar o seu território para receber mais visitas.  

Para ter eficiência em suas campanhas e em todo seu processo de marketing digital, é importante que tenha profissionais especializados e competentes para desempenhar as funções. Procure a Agência Marketing Popular e solicite um orçamento.


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