O Google Shopping é uma vitrine virtual dos seus produtos. Para fazer uma comparação, é como se fosse um shopping virtual.
Essa ferramenta desempenha a função muito parecida com o Buscapé e o Zoom. Que é basicamente unir os produtos do segmento que procura em uma mesma aba, definindo por preço, marca e avaliações. A diferença é que como é uma ferramenta do Google você não precisar entrar em nenhuma página para pesquisa pois vai aparecer os resultados na aba do Google mesmo.
Antigamente, era possível utilizar o Google shopping sem pagar nenhum valor, porém atualmente é necessário um investimento para anúncio patrocinado.

O que é o Google Merchant Center?
O Google Merchant Center serve para criar lista de produtos para o Google Shopping. Essa funcionalidade é muito útil para empresas que querem vender online seu produtos. Essa ferramenta serve para você fazer upload da sua listagem de produtos e adicionar ao Google Shopping.
Para fazer postagem patrocinadas é necessário que reserve anúncios de listagem de produtos, que é um serviço oferecido pelo Google Adwords. Dessa maneira você vai pagar por clique ao anunciar. Os anúncios de listagem de produtos normalmente têm um maior retorno de investimento do que o anúncio de texto. Como os conteúdos feitos no Google Merchant tem como obrigatoriedade ter imagem, preço e título do produto, acabam ajudando a qualificar melhor os compradores.
Como os anúncios são exibidos

Ao pesquisar algum produto no Google vai aparecer no topo da página de busca da plataforma. Ali serão exibidos a foto do produto o nome, o preço e o nome da loja. Fazendo com que seu produto apareça antes do que sites patrocinados e outros tipos de anúncios e sites comuns. Como o ranqueamento ajuda muito na escolha das pessoas, isso é bastante importante. Pois, o que está mais acima na página de busca tende a ter mais acesso.
Qual a vantagem de anunciar no Shopping
Primeiramente, é necessário entender que você está utilizando maior plataforma de buscas do mundo. Aparecer no ranqueamento entre os primeiros lugares no seu nicho é algo importantíssimo e de extrema relevância para o mercado.
Então, além de anunciar no Google Shopping é necessário que sua página de destino, local onde vai ser finalizada a compra, seja muito intuitiva, segura e leve. Todos os clientes que buscarem pelo produto que está oferecendo tem que ter uma boa experiência da compra, pois assim, a probabilidade de voltar a adquirir algum produto da sua loja será muito maior.
Outra vantagem é que você pode definir o seu CPC(Custo por clique) dentro da plataforma. O que acaba fazendo com que tenha mais controle do valor investido o do retorno obtido. Essa ferramenta também ajuda a entender seus anúncios e perceber quais os erros que estão sendo cometidos.
Conversão no Google Shopping
A taxa de conversão é o percentual de pessoas que visitarem a página e compraram o produto. Para entender a porcentagem que conseguiu vender é só dividir o número de vendas realizadas pelo número de visitantes, após, multiplique o resultado por 100. Por exemplo, você teve 100 visitas no seu site e efetuou 45 vendas. Isso dá 0,45 e multiplique esse valor por 100. Pronto, sua taxa de conversão é de 45%.
A taxa de conversão é algo muito importante referentes às métricas. Pois, só assim consegue ter noção sobre o valor que está pagando e retorno obtido.
Como criar o Google Shopping?
São necessários alguns passos para conseguir colocar o seu produto rodar dentro do Google Shopping.
1º passo: Bom, inicialmente é necessário que faça um login na sua conta do Google ADS. Após isso, no menu de páginas a esquerda clique em Campanhas.
2º passo: Clique no botão de adição e depois em Nova campanha.
3º passo: Ao escolher o tipo de campanha clique shopping, e depois em próximo
4º passo: Após isso escolha suas preferências;
- Nome de campanha: Esse é o nome dado para sua campanha para achar ela depois.
- Comerciante: Selecione a conta do Google Merchant Center com os produtos que você quer anunciar. Caso não veja contas aqui, primeiro você precisará vincular suas contas do Google Merchant Center e do Google Ads. Após a criação da campanha, não é possível alterar o nome do comerciante.
- País de venda: Selecione o país onde seus produtos vão ser vendidos.
- Filtro de inventário: Essa configuração é necessária somente se você quiser limitar o número de produtos usados na sua campanha.
- Lances: Selecione o tipo de lance para usar na sua campanha.
- Orçamento diário: Selecione a quantia que você quer gastar com essa campanha.
- Prioridade da campanha: Essa configuração só é necessária quando você anuncia o mesmo produto em várias campanhas para o mesmo país de venda. A prioridade da campanha determina qual orçamento deve ser usado quando os produtos são anunciados em mais de uma campanha.
- Redes: Por padrão, as campanhas do Shopping exibem anúncios nestes lugares: Rede de pesquisa do Google, Parceiros de pesquisa do Google, YouTube, Gmail e Google Discover na Rede de Display
- Dispositivos: Por padrão, os anúncios podem ser exibidos em qualquer dispositivo, incluindo computadores e dispositivos móveis.
- Locais: Use essa configuração para limitar os lugares em que os anúncios são exibidos para locais específicos.
- Anúncios de inventário local: Essa configuração é necessária somente se você quiser que sua campanha do Shopping inclua produtos vendidos em lojas locais. Para anunciar produtos locais, você precisará enviar os dados desses produtos para o Google Merchant Center.
6º passo: Em seguida, escolha o tipo de grupo de anúncios que você quer criar:
- Anúncios do produto no Shopping: Eles são anúncios de produtos individuais, criados automaticamente usando as informações da sua conta do Merchant Center.
- Anúncios de demonstração no Shopping: Eles são vários produtos relacionados agrupados em um único anúncio.
- Nome do grupo de anúncios. Digite um nome para o grupo de anúncios. Ele será usado para você encontrar o grupo de anúncios posteriormente.
- Lance. Digite o lance para o grupo de anúncios. Após a criação do grupo de anúncios, esse lance é aplicado ao primeiro grupo de produtos no grupo de anúncios: "Todos os produtos".
Pronto, seu Google Shopping foi criado. Agora é só aproveitar todas as funções da ferramenta.
Vale a pena?
Esse tipo de ferramenta tem que ser visto como um plus do que já tem. Não adianta você investir no Google Shopping e a sua página de destino, feita para finalizar a compra, ser péssima, não ter um design bacana, ser pesada. Então, para definirmos se vale a pena é necessário que analise se tudo que trabalha daria conta dessa ferramenta. Agora, se sua página de destino for leve, intuitiva e segura, vale muito a pena.
Com tudo isso e os anúncios das suas peças veiculando por um número maior de pessoas a tendência é que suas vendas tendem a aumentar.
Entre em contato com a equipe Marketing Popular para saber mais!

