Entenda o que é funil de vendas, por que ele é importante e como gerenciar as etapas de compra do usuário
Já falamos bastante sobre funil de vendas aqui no blog, e talvez o conceito ainda não tenha ficado muito claro.
Por isso, decidimos fazer esse post explicando um pouco melhor.
Hoje, você saberá o que é exatamente o funil de vendas, como ele funciona, qual sua importância e como gerenciá-lo.
Tenha em mente que o funil de vendas é uma das bases do marketing digital e leia o texto até o fim.

O que é funil de vendas?
Funil de vendas é um processo pelo qual o usuário passa para efetuar uma compra.
Ele começa com o topo, passa pelo meio e chega ao fundo.
Cada etapa do funil representa um momento diferente de adequação do usuário ao produto ou serviço que se quer vender.
Assim, cada etapa possui diferentes abordagens e estratégias para manter o usuário entretido e avançando cada vez mais para o fundo do funil.
O objetivo é fazer com que ele chegue ao fundo e esteja pronto para comprar.
Qual a importância do funil de vendas?
No marketing digital, não adianta oferecer algo a alguém que não está pronto para comprar.
Uma tentativa de venda no topo do funil tem chances quase nulas de dar certo.
Enquanto o usuário avança pelo funil, ele vai sendo condicionado e fica mais suscetível à venda. Com isso, uma empresa aumenta expressivamente suas chances de sucesso com cada oferta.
Em outras palavras, mais vale ofertar para a pessoa certa, no momento certo e ter sucesso, do que ofertar a torto e direito e vender menos.
Assim, aumentam os lucros, já que a empresa gasta menos com ofertas que não darão retorno.
Como gerenciar o funil de vendas?

Topo de funil
O topo do funil é por onde entram os Leads, que são as pessoas que interagem com sua marca.
Nesta etapa, é tudo muito amplo e generalista. O intuito é fazer o maior número possível de usuários entrarem em seu funil.
Então, você atrai esses usuários com conteúdos menos específicos, mais inclusivos e menos agressivos.
Não pode haver nenhuma oferta de venda nesta etapa do funil, ou o usuário pode se sentir repelido.
Meio de funil
Com chamadas para a ação corretas e na hora perfeita, o usuário eventualmente avança para o meio do funil.
Neste momento, ele deve começar a ser condicionado a entender que precisa do que você está vendendo.
É a etapa de gerar valor agregado e entregar conhecimento ao seu Lead.
Quanto mais bem informado ele estiver nesta etapa do funil de vendas, mais ele vai confiar na sua marca.
Lembre-se de fazê-lo enxergar tanto as vantagens quanto desvantagens de tudo que você disser. A principal estratégia é a transparência e a sinceridade.
Isso fará com que somente os usuários realmente interessados cheguem ao fundo do funil.
Fundo de funil
O fundo do funil de vendas é onde o usuário já está totalmente pronto para fazer a compra.
Muitas vezes, ele realiza essa compra sem que você precise sequer fazer uma oferta diferenciada.
Entretanto, nem todos farão isso, e este é o motivo de existir uma etapa toda para o fundo do funil de vendas.
Nesta etapa, você vai quebrar as objeções do usuário, mostrar os benefícios do seu produto ou serviço, as vantagens, bem como tirar toda e qualquer dúvida que ainda esteja presente.
Por fim, você faz uma oferta matadora. Um desconto, um brinde, uma condição especial para pagamento, ou qualquer coisa que faça a compra parecer irresistível.
Fazendo o Lead avançar
Para fazer o Lead avançar pelas etapas do funil de vendas, você precisa de dedicação e das estratégias corretas.
Planejamento
Primeiro, deve haver um planejamento. Neste planejamento, entre outros elementos, devem ser definidos:
- Sua persona
- Sua abordagem
- Seu mix de produtos e serviços
- As plataformas utilizadas
- Os canais de divulgação
- A periodicidade
O marketing digital é feito com tempo e perseverança. Eventualmente, você começará a vender mais do que esperava.
Conteúdo de valor
O Lead só avança no seu funil de vendas se você entrega a ele conteúdo de alta qualidade e de alto valor agregado.
Ele deve aprender com seu conteúdo o que não conseguiu aprender em outros lugares.
Quanto melhor a qualidade do seu conteúdo, mais interessado estará o Lead.
Inclusive, para trocar o contato dele por um conteúdo, deve haver algo que realmente chame a atenção por ser benéfico.
Portanto, invista em conteúdo de alta qualidade, com benefícios reais e valor agregado.
Se você tiver dificuldades com o gerenciamento do seu funil de vendas, conte com a equipe de experts da Marketing Popular.

