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O que é funil de vendas e qual sua importância?

Entenda o que é funil de vendas, por que ele é importante e como gerenciar as etapas de compra do usuário

Entenda o que é funil de vendas, por que ele é importante e como gerenciar as etapas de compra do usuário. 

Já tivemos post em nosso blog falando sobre o funil de vendas, mas por conta da sua importância resolvemos dedicar um post exclusivamente a ele para que você entenda esse importante modelo estratégico. 

O funil de vendas resultou de um mapeamento pelo norte-americano Elias St. Elmo Lewis, que ilustrou o trajeto que o consumidor faz até efetuar a compra realizado. O modelo de Lewis é conhecido também como AIDA (atenção, interesse, desejo e ação), muito utilizado por copywriters nos dias de hoje. 

Nesse artigo vamos explicar o que é exatamente o funil de vendas, como ele funciona, a importância e como gerenciá-lo.

O que é funil de vendas?

Funil de vendas é um processo pelo qual o usuário passa para efetuar uma compra. 

Ele começa com o topo, passa pelo meio e chega ao fundo. 

Cada etapa do funil representa um momento diferente de adequação do usuário ao produto ou serviço que se quer vender. 

Assim, cada etapa possui diferentes abordagens e estratégias para manter o usuário entretido e avançando cada vez mais para o fundo do funil. 

O objetivo é fazer com que ele chegue ao fundo e esteja pronto para comprar. 

Qual a importância do funil de vendas? 

No marketing digital, não adianta oferecer algo a alguém que não está pronto para comprar. 

Uma tentativa de venda no topo do funil tem chances quase nulas de dar certo. 

Enquanto o usuário avança pelo funil, ele vai sendo condicionado e fica mais suscetível à venda. Com isso, uma empresa aumenta expressivamente suas chances de sucesso com cada oferta. 

Em outras palavras, mais vale ofertar para a pessoa certa, no momento certo e ter sucesso, do que ofertar a torto e direito e vender menos. 

Assim, aumentam os lucros, já que a empresa gasta menos com ofertas que não darão retorno.  

Como gerenciar o funil de vendas?

Topo de funil

O topo do funil é por onde entram os Leads, que são as pessoas que interagem com sua marca.

 Nesta etapa, é tudo muito amplo e generalista. O intuito é fazer o maior número possível de usuários entrarem em seu funil. 

Então, você atrai esses usuários com conteúdos menos específicos, mais inclusivos e menos agressivos. 

Não pode haver nenhuma oferta de venda nesta etapa do funil, ou o usuário pode se sentir repelido. 

Meio de funil

Com chamadas para a ação corretas e na hora perfeita, o usuário eventualmente avança para o meio do funil. 

Neste momento, ele deve começar a ser condicionado a entender que precisa do que você está vendendo. 

É a etapa de gerar valor agregado e entregar conhecimento ao seu Lead. 

Quanto mais bem informado ele estiver nesta etapa do funil de vendas, mais ele vai confiar na sua marca. 

Lembre-se de fazê-lo enxergar tanto as vantagens quanto desvantagens de tudo que você disser. A principal estratégia é a transparência e a sinceridade. 

Isso fará com que somente os usuários realmente interessados cheguem ao fundo do funil. 

Fundo de funil

O fundo do funil de vendas é onde o usuário já está totalmente pronto para fazer a compra. 

Muitas vezes, ele realiza essa compra sem que você precise sequer fazer uma oferta diferenciada. 

Entretanto, nem todos farão isso, e este é o motivo de existir uma etapa toda para o fundo do funil de vendas. 

Nesta etapa, você vai quebrar as objeções do usuário, mostrar os benefícios do seu produto ou serviço, as vantagens, bem como tirar toda e qualquer dúvida que ainda esteja presente. 

Por fim, você faz uma oferta matadora. Um desconto, um brinde, uma condição especial para pagamento, ou qualquer coisa que faça a compra parecer irresistível. 

Fazendo o Lead avançar

Para fazer o Lead avançar pelas etapas do funil de vendas, você precisa de dedicação e das estratégias corretas.

Planejamento

Primeiro, deve haver um planejamento. Neste planejamento, entre outros elementos, devem ser definidos: 

  • Sua persona 
  • Sua abordagem 
  • Seu mix de produtos e serviços 
  • As plataformas utilizadas 
  • Os canais de divulgação 
  • A periodicidade 
É muito importante continuar seguindo o planejamento, mesmo que não apareçam resultados imediatos. 

O marketing digital é feito com tempo e perseverança. Eventualmente, você começará a vender mais do que esperava.

Conteúdo de valor

O Lead só avança no seu funil de vendas se você entrega a ele conteúdo de alta qualidade e de alto valor agregado. 

Ele deve aprender com seu conteúdo o que não conseguiu aprender em outros lugares. 

Quanto melhor a qualidade do seu conteúdo, mais interessado estará o Lead. 

Inclusive, para trocar o contato dele por um conteúdo, deve haver algo que realmente chame a atenção por ser benéfico. 

Portanto, invista em conteúdo de alta qualidade, com benefícios reais e valor agregado. 

Se você tiver dificuldades com o gerenciamento do seu funil de vendas, conte com a equipe de experts da Marketing Popular.


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