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O que é conversão no Marketing Digital?

Trata-se de um termo usado no marketing digital para indicar uma ação por parte de quem acessa o seu site. Essa ação pode ser uma compra, uma inscrição em newsletter, um e-book, isso vai depender do que está oferecendo. 

Sendo assim, a conversão é uma maneira de entender se seus métodos utilizados no marketing estão dando certo. 

Porque é importante mensurar conversões

Ao sentar e analisar todas as suas conversões você consegue chegar a algumas conclusões do seu planejamento de anúncios. Esse processo é importante pois com todas as métricas e estatísticas que vai ter consegue entender exatamente onde está errando. 

A taxa de conversão pode ser calculada do início ao fim do funil de vendas, identificando assim, onde está o ponto fraco da estratégia.  

Tipos de Conversão

As conversões podem ser definidas pelos mais variados tipos e podem ter diversas ações. Para você definir o tipo de conversão é imprescindível determinar o que deseja dessa ação.  

1. Cliques

Essa conversão é feita através dos cliques na sua plataforma.

2. Formulários

Neste tipo de conversão as métricas são feitas pela quantidade de pessoas que assinaram o formulário que tem na sua plataforma.

3. Vendas

Esse é o mais tradicional. É analisado quantas pessoas entraram no seu site e quantas realizaram a compra.

4. Acessos

Nessa taxa é analisada as pessoas que entraram, montante total de acessos. A partir disso é segmentado para qual o objetivo dessas pessoas em sua plataforma.

O que são Tags de Conversão?

As Tags de conversão trata-se de marcadores instalados nos sites que utiliza, que tem como principal função registrar o acesso dos visitantes e as conversões resultadas.

Esses marcadores são grandes auxiliares de equipes de marketing, ajudando na parte de métricas e resultado de campanhas e ações.

Pra que servem as Tags de Conversão

Com as tags é possível analisar o tempo que os usuários passaram na página, quais ações executam, em qual momento saíram. Isso ajuda muito para entender os problemas do seu funil de vendas e melhorá-lo diariamente. 

Outra função, é mensurar o engajamento no site, elencando quantas visitas teve e quais conversões foram geradas. Uma função muito utilizada é o remarketing. Através dessa ferramenta consegue manter o contato com seus futuros clientes através da rede de display, intimando-os a finalizar a compra.

Principais Tags

1. Tag manager

Essa tag é fundamental para criação da segmentação de campanhas de anúncios do Google Ads e é usada para acompanhar cada conversão. 

2. Acompanhamento Google Analytics

Essa ferramenta registra dados como data, horário, região e qual tipo de dispositivo o site foi acessado. É fundamental para entender o público que acessa seus sites.

3. Pixel Facebook

Essa ferramenta auxilia sobre os seus anúncios. Ela ajuda a definir públicos para exibição de anúncios na rede social, de acordo com a ação de conversão. Essa segmentação automática auxilia nas campanhas de remarketing, rastreamento de conversões e otimização de campanhas.

4. Google Search Console

É uma ferramenta integrada ao Analytics. Os relatórios dessa ferramenta são responsáveis pelas informações sobre o tráfego de pesquisa orgânica, como o número de vezes em que site aparece nos resultados, engajamento, taxas de conversão e rejeição.

Como Calcular a Taxa de Conversão

Para entender se os métodos que está usando para converter acessos em leads está dando certo, existe uma conta para ser feita. Bom, se não gosta de matemática não tem problema pois é um cálculo bem simples. 

 Vamos supor que você tenha esses números: 

* Visitantes: 5.000 

*Conversões: 50 

Para fazer o cálculo das conversões é só dividir o total de conversões pela quantidade de visitantes. Sendo assim, 50/5.000 = 1% de conversões. 

Mesmo sendo uma conta fácil, não é necessário fazer ela manualmente. A própria ferramenta Google Analytics consegue fazer esses cálculos e lhe dar a taxa de conversão certa.  

Como Otimizar a taxa de conversão

 Para otimizar sua taxa de conversão é necessário que tenha em mente que está oferecendo um serviço essencial a quem procura. Sendo assim, é importante que olhe para seus clientes não somente como uma compra, mas que está lhes dando uma solução para uma carência que ele tem. Esse tipo de pensamento é necessário estar em todos os setores da empresa. Desde o atendimento até quem vai fazer sua landing page. Texto objetivos, esclarecedores, com imagens claras e que realmente gerem identificação para quem procura seu serviço. 

Sendo assim, é necessário que o local onde pretende gerar as conversões tenha algumas especificações para melhorar a experiência do usuário. 

Landing Pages

 Esse ponto afeta bastante a sua taxa de conversões. Ter um site com um design bonito, com elementos bem distribuídos, com as informações bem claras e com fácil acesso é algo primordial. Mas lembre-se que esses elementos tem que condizer com o que está oferecendo. Então, procure referências na sua área para estabelecer realmente o que quer. 

Os CTAs ou Call to Action

Essa parte nas conversões é muito importante, pois indica onde será seu botão de ação. Ao usar uma AIC – Chamada à Ação, você instrui seus visitantes a agirem de uma determinada maneira. Usar CTA's estratégicos e posicioná-los adequadamente pode ser o fator determinante para melhorar ou não o número de visitantes que você converte.

Gatilhos Mentais

Ter uma boa conversão exige uma boa persuasão. O seu site tem que ser intuitivo e ter boas chamadas nos botões de ação.

Remarketing

Nessa função o cliente que comprou ou que deixou o carrinho sem finalizar a compra vai receber e-mails e anúncios indicando para compra novamente ou finalizar a compra.

Público Alvo - Persona

Ter um entendimento do seu público alvo, quem deseja comunicar, é muito importante pois só assim consegue realmente definir qual a melhor estratégia para as conversões.

Para conseguir atingir seus objetivos de marketing digital entre em contato com a equipe Marketing Popular.


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