BLOG marketing POPULAR

Como criar boas postagens para mídias sociais?

Aprenda a criar boas postagens para mídias sociais e conseguir mais resultado com suas estratégias de marketing.

Fazer posts para mídias sociais como Facebook e Instagram não é tão simples quanto parece. É preciso planejamento, estratégia, técnica e entendimento sobre o seu público para que tudo dê certo.

Caso contrário, seu post não receberá atenção e seus esforços serão em vão. Mas fique calmo! Para te ajudar, trouxemos um breve guia de como criar uma boa postagem para mídias sociais com dicas que fazem a diferença. 

É preciso planejamento, estratégia, técnica e entendimento sobre o seu público para que tudo dê certo.

Work process

Características do post

Tamanho do texto

Para criar boas postagens para mídias sociais, você precisa saber que o texto representa uma boa parcela do engajamento. Textos grandes demais repelem o usuário. O texto deve ser curto, mas com um convite, ou chamada para a ação. Para o Instagram, no máximo 150 caracteres. Para o Facebook, no máximo 50. 

Hashtags e emojis

No Instagram, use hashtags e alguns emojis, mas com moderação. Já no Facebook, não é preciso nada disso. Um dos segredos para criar boas postagens para mídias sociais é saber que menos é mais. Pesquise as hashtags antes de usar, para ver se elas possuem engajamento ou não.

Data e horário

Faça testes com seus posts para verificar quais são os horários e dias que mais geram engajamento. Nem sempre o fim de semana será o melhor dia, ou 18 horas o melhor horário. Você precisará testar.

Work process

Tipos de post

Notícias

Posts de notícias engajam quem gosta de acompanhar o mercado no qual você atua. Notícias sobre arquitetura podem interessar para um designer de interiores, por exemplo. Sempre que tiver uma notícia interessante, vale a pena fazer um post sobre ela. 

Listas

Listas são uma boa ideia para criar boas postagens para mídias sociais. Elas despertam a curiosidade e mantêm o usuário interessado até o final. Por exemplo: um post com “5 frases mais ditas por quem gosta de cães” pode chamar a atenção dos donos de cães para um pet shop. 

Reviews

Os reviews são opiniões baseadas em análises de determinado produto, serviço ou conteúdo. Faça reviews sobre algo relacionado ao seu ramo de atuação. É um tipo de post que chama a atenção, gera comentários, curtidas e compartilhamentos. Definitivamente uma forma de criar boas postagens para mídias sociais.

Enquetes

Você também pode pedir a opinião dos seus seguidores da mesma forma que oferece a sua. Faça enquetes ou perguntas que geram engajamento, incentivando os usuários a compartilharem a opinião deles.

Perguntas funcionam bem quando há muitas respostas. Enquetes funcionam melhor quando é uma escolha entre A ou B. 

Dicas 

Outra ideia para criar boas postagens para mídias sociais são os posts com dicas. Ofereça dicas sobre determinado assunto, desde que fique claro que é algo relacionado ao seu ramo de atuação.

O usuário deve reconhecer sua marca como autoridade para aceitar dicas vindas de você. Juntando isso à técnica da curiosidade, você consegue curtidas, comentários e compartilhamentos sem parar. 

Um bom exemplo é algo como “X tipos de sushi que você precisa experimentar”. 

Work process

Gatilhos poderosos

Frases motivacionais

As frases motivacionais são sempre uma ótima forma de iniciar ou finalizar um post para mídias sociais. Elas funcionam como um abraço para quem está passando por determinadas situações, ou como um incentivo a mais para quem já está animado.

Incluir frases motivacionais é uma forma de criar boas postagens para mídias sociais. Tente incentivar seus seguidores para que eles se sintam bem. Há uma forte probabilidade de compartilhamentos nestes casos. 

Por exemplo, você pode falar sobre como o segundo passo é muito mais fácil do que o primeiro em uma corrida, incentivando os seguidores a iniciarem uma atividade física. 

Prova social 

As mídias sociais são o lugar perfeito para este gatilho. A prova social é quando alguém conhecido utiliza e recomenda um produto ou serviço seu. Não precisa necessariamente ser alguém muito famoso, mas um influencer com muitos seguidores no Instagram já consegue fazer a diferença.

Envie todos os meses seus produtos ou ofereça seus serviços como amostras para estas pessoas e deixe que elas falem o que quiserem sobre você. 

Caso eles façam Stories, você consegue compartilhar na sua conta e mostrar a todos os seus seguidores que aquela pessoa aprovou o que experimentou. Criar boas postagens para mídias sociais também envolve ter bons relacionamentos com outros influencers. 

Humor 

Quem é que não gosta de memes? Rir é sempre uma das melhores formas de chamar a atenção do público nas mídias sociais. Tente fazer ao menos algumas postagens de humor ao longo do mês.

Neste caso, você pode ou não utilizar o humor de forma relacionada à sua marca. Ambos funcionam, mas lembre-se de que às vezes é melhor somente fazer humor sem propaganda para ganhar mais seguidores. 


Se você achou isso tudo muito complicado, fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar a criar boas postagens para mídias sociais com muito mais facilidade!

Leia também...

GLOSSÁRIO DE GOOGLE ADS: ENTENDA OS PRINCIPAIS TERMOS PARA LEITURA EFICAZ DOS RELATÓRIOS

LER ARTIGO


Como melhorar sua empresa no Facebook

4 DICAS PARA MELHORAR O ENGAJAMENTO DA SUA PÁGINA NO FACEBOOK!

Acontece que hoje, mesmo estando presentes nesses canais, as empresas não conseguem bons resultados. Isso acontece por alguns motivos, mas o mais relevante deles é: postar conteúdos que não estão...

Como melhorar sua empresa no Facebook

SAIBA O QUE É REMARKETING E COMO UTILIZAR A FAVOR DA SUA EMPRESA!

As estatísticas são alarmantes, mas reais: 97% dos clientes que procuram seu produto/serviço/marca na internet desistem da compra num primeiro momento. 

Diante dessa informação, cabe a você ...

Como melhorar sua empresa no Facebook

VOCÊ SABE USAR #HASHTAG?  

Hashtag é uma palavra-chave com a # (jogo da velha ou cerquilha) na frente usada para gerar alcance nas buscas online. Começou no Twitter e segue em várias redes sociais até hoje. 

Uma hashtag é um hiperlink que direciona a pesquisa...


Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Alterar preferências Aceitar tudo
Cookies