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Como atrair mais Leads para minhas estratégias?

Os leads são pessoas que já demonstraram interesse em um determinado produto ou serviço, diferentemente dos prospects, que ainda estão sendo prospectados. 

Todas as estratégias de marketing visam alguma conversão e toda essa conversão pode e deve ser analisada em métricas, relatórios automáticos gerados pela própria plataforma de anúncio. 

Nem sempre é fácil fazer estas métricas aumentarem ou se manterem altas, mas felizmente, algumas estratégias podem ser colocadas em prática para alavancar os resultados. 

Métricas são tudo para quem sabe fazer marketing digital de verdade. É impossível ter uma boa gestão de marketing sem acompanhar o seu desempenho. Por isso, os analistas estão sempre de olho no Retorno Sobre Investimento (ROI) e também na geração de leads e conversão. 

Veja agora 7 maneiras de atrair mais Leads para suas estratégias

1 - Ofereça algo de valor

O princípio da geração de leads é oferecer algo em troca do e-mail, celular ou forma de contato do usuário. A partir do momento em que a pessoa cadastra o e-mail em sua base de dados, ela se torna um lead. Para captar leads de qualidade, você precisa garantir que o usuário terá interesse em fazer a troca oferecendo um material com conteúdo de qualidade. 

Ofereça algo de valor para o usuário gratuitamente. Esse conteúdo pode ser em forma de e-books, planilhas, guias, check-list, pequenos softwares, áudios, vídeos, etc. que pode ser oferecido no final de um artigo ou em um ponto estratégico do site. 

Ao baixar o arquivo a pessoa deixa o e-mail e o contato, dessa forma a empresa cria uma base de dados com pessoas que têm interesse em seus produtos/serviços. É mais fácil vender para pessoas que já demonstraram o interesse, daí a importância dos leads.

2 - Mantenha seu blog movimentado

O blog deve precisa ser atualizado e alimentado com frequência. Páginas abandonadas são esquecidas também pelos algoritmos e o seu blog passa a não aparecer mais nas pesquisas. Com isso, além de pessoas novas não te encontrar, os seus leads vão se perdendo também. 

Certifique-se de publicar frequentemente conteúdos relevantes e de valor agregado, de preferência um artigo a cada 1 ou 3 dias, ou no máximo 1 vez por semana. 

Com a produção consistente de conteúdo de qualidade, além de atrair leads, você fideliza a sua audiência, mantem a presença digital da sua marca e ainda trabalha o inbound marketing da sua empresa. 

O inbound marketing é perfeito para a captação de leads, pois a produção de conteúdo relevante e gratuito cria e mantém a autoridade da marca. Se você quer saber mais sobre o inbound marketing, o que é e como fazer, é só clicar aqui. (linkar o artigo sobre inbound marketing)

3 - Cuide das mídias sociais

As mídias sociais possuem um poder incrível de chamar atenção dos usuários. Essa ferramenta gratuita pode e deve ser aproveitada para atrair mais leads. Cuidar das mídias sociais não se resume a fazer postagens de qualidade e frequentes, mas também envolve a interação com o usuário por meio dos chats e comentários, caixinha de perguntas, enquetes, etc. 

Responda aos comentários e mensagens diretas, faça perguntas e enquetes, peça a opinião das pessoas, entre outras coisas. Quanto mais próximo você for do usuário, melhor será a confiança dele em sua marca. 

Com esse contato é possível gerar leads frequentemente, pois [e gerado interesse em cada novo visitante do seu perfil.

4 - Faça Lives

As lives são perfeitas para despertar o interesse imediato dos usuários. Anuncie uma live alguns dias antes nas suas mídias sociais e observe como o interesse do público aumenta. 

Lives utilizam o gatilho mental da urgência, pois são vídeos que estão acontecendo naquele momento ao vivo, e quem não acompanhar na hora vai ter que esperar uma versão gravada e se ela não sair, ele pode nunca mais assistir. 

Se você oferecer benefícios exclusivos para quem acompanha suas lives, é melhor ainda. Sorteie brindes, envie códigos promocionais pelo chat durante a live ou abra conteúdos temporários que não estarão disponíveis para sempre. 

5 - Invista em SEO

O SEO é uma das melhores formas de atrair mais leads para suas estratégias. Trata-se de um conjunto de métricas a serem seguidas para melhorar o posicionamento do seu site nas buscas que os usuários fazem na internet.

Para otimizar os seus artigos para os mecanismos de buscas por necessário pesquisar por palavras-chave, posicioná-las e repeti-las em pontos estratégicos do texto. O WordPress por exemplo já analisa a qualidade do seu SEO enquanto você monta a postagem. Outras ferramentas também possuem essa função, mas é importante estudar e entender quais são essas regrinhas e utilizar as ferramentas apenas como revisão. 

Quanto mais adequadas estiverem os seus conteúdos à essas métricas, melhor será o posicionamento das suas páginas no Google. Isso faz com que seu site receba mais visitas, ganhe mais visibilidade e consiga atrair mais leads. 

Quanto mais as pessoas permanecem no seu blog, mais os algoritmos entendem que o seu conteúdo é relevante e passa a entrega-lo a mais pessoas que realizar buscar semelhantes. O contrário também acontece. Se as pessoas saem muito rapidamente da sua página, a chamada taxa de rejeição aumenta e o seu blog passa a ser cada vez menos exibido. 

Estando bem ranqueado e com conteúdo de qualidade como sugerimos no segundo tópico, as pessoas que chegarem ao seu site/blog se tornarão leads. Vale lembrar que um visitante não é um lead, ele precisa se tornar. E para se tornar, ele precisa ter interesse em você, na sua marca, produto ou serviço.

6 - Tenha tráfego pago

O tráfego pago é a maneira mais rápida de disseminar o conteúdo pela internet. Diferentemente do crescimento orgânico que consiste em um trabalho de formiguinha, quando impulsionada a propaganda chega muito mais longe, em muito menos tempo dá muito mais resultado. 

Mas novamente, precisa ser uma boa oferta. Do contrário, nem 1 milhão de reais dará resultado.
Por isso invista nos links patrocinados e anúncios em diversas plataformas para aumentar as chances de ser encontrado. Comece investindo pouco, faça testes com cada propaganda, analise as métricas e vá investindo cada vez mais nas que dão resultado. 

O tráfego pago é uma ótima forma de encurtar o caminho entre o lead e a venda. Mas, mesmo que a venda não ocorra, o usuário tem uma ótima chance de se tornar um lead quando entrar no seu site (se você oferecer algo de valor para isso).  

7 - Crie e siga uma persona

A persona representa o seu cliente real. Ela é um perfil detalhado, com nome, idade, características, costumes, gostos, necessidades e anseios do seu público-alvo.
O seu produto existe para resolver uma dor. As pessoas que têm essa dor são o seu público-alvo. Criar uma persona te ajuda a segmentar melhor o seu conteúdo para atrair quem realmente vai ter interesse na sua marca. 

Analise todas as pessoas que compram e as que possuem as dores que o seu produto/serviço resolve e monte perfil ilustrativos representando as principais características do seu público. Por exemplo: Você vende produtos diet. Consequentemente os seus clientes serão diabéticos, pessoas em processo de emagrecimento ou as que priorizam um estilo de vida mais saudável. 

Analisando essas pessoas você verá padrões em suas características, desejos, necessidade e até mesmo fala. Dessa forma podemos criar diversas personas como nesse exemplo: A maria tem 50 anos, é diabética e compra os diets porque não consegue ficar sem comer doce. O João tem 33 anos, leva uma vida fitness e sabe que o açúcar é um veneno. E também a Irene, que tem 32 anos e está em processo de emagrecimento, por isso tem um máximo de calorias que pode ingerir no dia e opta pelos alimentos diets.

Você padroniza as personalidades, mas NUNCA cria. Se você inventa a sua persona, todas as suas estratégias de marketing podem (e provavelmente vão) por água abaixo pois não estão baseadas em pessoas reais, nem no seu público. 

Depois da persona criada, todas as suas estratégias serão falando diretamente com cada uma. Uma dica bem legal é usar gírias e palavreados específicos do seu público para criar proximidade e aumentar o engajamento.

Conclusão

Entendemos nesse artigo que visitantes da página/blog/site não são leads, e que para se tornarem clientes em potencial precisam ser ‘’alimentados’’ e cativados. Hoje em dia não funciona mais o simples ‘’compre agora’’. É necessário persuadir e esse é um trabalho que exige tato, conhecimento e disciplina. 

Produzir conteúdo para web é a melhor forma de captar lead, mas o conteúdo tem de ter qualidade. Invista em um setor de marketing profissional em sua empresa, terceirize para uma agência se necessário, mas nunca deixe de comunicar com clareza e propósito.
Os leads, antes de mais nada são pessoas. Pensando em seus clientes como seres humanos, fica mais fácil oferecer produtos e conteúdo de qualidade. 

Sempre se questione: O que eu gostaria de ler? Que tipo de produto eu quero receber? E assim por diante. 

Ter uma grande base de leads é o sonho de toda empresa, mas ter uma base sólida e fiel é sem dúvida um patamar acima. Atraia pessoas com um propósito, seja humano e assim com certeza terá muito sucesso. 

E se você tiver dificuldade em melhorar sua geração de leads, a Marketing Popular pode te ajudar. Fale com nossos experts e aumente sua geração de leads.


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