BLOG marketing POPULAR

Como anunciar no Youtube ADS e quais vantagens?

O Youtube é uma das plataformas de vídeo de maior alcance no mundo e colocar anúncios nessa ferramenta é algo extremamente inteligente. O marketing no Youtube tem um papel fundamental nas estratégias das empresas que procuram ter uma forte presença online.

O que é Youtube ADS

O Youtube ADS é um serviço de mídia paga que as empresas têm a oportunidade de fazer publicidade na plataforma, inserindo no meio dos vídeos anúncios para os usuários. Com os anúncios segmentados você consegue chegar no público que deseja.
O Youtube ADS faz parte do Google ADS, e é por lá que se faz o planejamento das campanhas, configuração de público, ajuste de orçamento e acompanhamento das métricas. Essa ferramenta é muito utilizada e traz uma dinâmica diferente para as marcas que o utilizam. 

Quais vantagens de anunciar no Youtube ADS?

Na pesquisa State of marketing report de 2020, da HubSpot, foi constatado que os vídeos foram o formato mais usado nas estratégias de conteúdo, à frente, inclusive, de blogs e infográficos.
Nos dados, a HubSpot, divulgou outros dados referentes ao marketing.

  • 87% disseram que vídeos ajudaram a aumentar o tráfego nos sites;
  • 80% afirmaram que as peças tiveram uma influência direta nas vendas;
  • 83% apontaram que Youtube traz bons resultados;
  • 83% planejam usar o Youtube futuramente.

A pesquisa também mostrou que a plataforma conta com 2 bilhões de usuários mensais, que consomem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo a cada dia. 

Quais os tipos de anúncio do Youtube?

O Youtube lhe dá a oportunidade de vários tipos de anúncios, que auxiliam ainda mais a ferramenta para quem deseja anunciar.

Anúncio breve

Anúncio breve ou Bumpers são de curta duração, de seis segundos ou menos, exibidos antes do conteúdo desejado, inclusive, aparecendo no meio de um vídeo.
Esse tipo de anúncio é preciso ser usado com muito cuidado, pois ele interrompe algo que a audiência está vendo, então é importante que a equipe que vai elaborar o anúncio seja competente e especialista na área.
A cobrança por esse tipo de anúncio ocorre a cada mil visualizações, já que o cálculo é feito com base no CPM (custo por mil).
Esse tipo de anúncio garante que os usuários vão assistir o anúncio inteiro, porém, não garante a conversão.
As principais características desse anúncio são:

  • Videos de no máximo 6 segundos , sem opção de pular
  • CPM - Paga toda vez que exibe
  • Meta - Alcance e reconhecimento de marca
  • Youtube e parceiros Google (sites e apps) 

Anúncio in-stream

Esse tipo de anúncio são de maior duração e aparecem tanto no começo do vídeo como no meio. Além disso, é possível escolher entre os ignoráveis, e não ignoráveis. O ignorável é possível pular após 5 segundos e seguir com o conteúdo que estava assistindo, e os não ignoráveis não podem ser pulados, é preciso ver inteiro.
A cobrança é feita no CPV (custo por visualização). Sendo assim, o anunciante paga somente se o conteúdo for exibido por pelo menos 30 segundos, ou menos, nos anúncios mais curtos.
Esses anúncios têm algumas características:

 - Anúncio In-stream pulável

  • Até 5 segundos não pode pular
  • CPV - Custo por Visualização, só paga por quem assiste completo ou interage clicando
  • Metas - Vendas, Leads, Tráfego do site, alcance e reconhecimento e consideração de produto ou marca
  • Aparece antes, durante ou depois do vídeo
  • Youtube e parceiros Google (sites e apps) 

 - Anúncio In-Stream Não pulável

  • 15 segundos no máximo, não pode ser pulado
  • CPM - Paga toda vez que exibe
  • Meta - Alcance e reconhecimento de marca
  • Youtube e parceiros Google (sites e apps) 

Anúncio de vídeo Discovery

Os anúncios de vídeo discovery possuem esse nome justamente por estarem ligados a descoberta de conteúdos. Podem ser exibidos, por exemplo, na tela de busca quando o usuário pesquisar alguma palavra-chave.
Esses anúncios aparecem nas recomendações de vídeos relacionados. Nesse caso, o anúncio thumbnail. Por meio do ícone amarelo com a escrita “Anúncio”, quem o assiste sabe que é publicidade.
Esses anúncios possuem algumas características:

  • Vídeo aparece em resultados de pesquisas, locais da página do Youtube, ao lado do vídeo que está sendo reproduzido, na tela inicial do Youtube ( dispositivo móvel)
  • O vídeo aparece junto de vídeos relacionados na criação da campanha
  • Cobrança feita quando há visualização do vídeo, ou quando ocorre o clique na miniatura do vídeo (anúncio)
  • Meta - Consideração de Produto ou marca 

Anúncios de masthead

Masthead trata-se da parte superior da página inicial do Youtube. Nesse tipo de anúncio é necessário submetê-lo à avaliação de um representante de vendas do Google, que leva em torno de 48 horas.
Use esse formato quando quiser aumentar o reconhecimento de um novo serviço ou produto, ou alcançar um público-alvo gigantesco em um curto período (por exemplo, um evento de vendas).
A cobrança é feita com base em um custo fixo por dia (CPD) ou no custo por mil impressões (CPM). Você pode trabalhar com a equipe de publicidade do Google para receber estimativas e metas de impressões de campanhas. 

Anúncio de vídeo action

Esse tipo de formato é definido pela navegação por um catálogo de produtos, visualizar preços, e clicar em um botão para executar a compra.
Esse anúncio foi criado em 2020, por conta da pandemia do coronavírus. Com o aumento de lojas fechadas , os comerciantes precisavam encontrar alguma maneira de vender mais no ambiente digital.
Esse tipo de anúncio pode ser exibido no feed da página inicial, na tela de exibição do vídeo e até nos aplicativos parceiros do Google. 

Como escolher o anúncio ideal

O Youtube oferece várias opções de anúncio, mas qual o anúncio ideal para os meus objetivos.
A própria plataforma oferece orientações nesse sentido. Ao escolher criar uma campanha, você pode escolher entre vendas, potenciais clientes, tráfego de website, ponderação do produto e da marca, alcance e notoriedade da marca, promoção de aplicações ou também criar uma campanha sem a orientação de objetivo.
Dependendo do objetivo que indicar, a plataforma vai apresentar opções adequadas. Considere as características e as indicações de cada tipo de anúncio, levando em conta o que explicamos no tópico anterior. 

Como criar um anúncio no Youtube

Para conseguir anunciar no Youtube é necessário algumas coisas:

  • Ter uma conta no Gmail;
  • Criar um canal no Youtube;
  • Cadastre-se no Google Ads.

Após isso, podemos começar a fazer o anúncio.

1. Faça upload do Vídeo
Faça upload do vídeo que será usado na campanha. Clique no ícone de uma câmera que fica no canto superior direito da tela, e após, “Enviar vídeo”.
2. Crie uma campanha no Google Ads
Vá para a aba “Campanhas” e após clique no “+” para criar uma nova campanha.
Após isso, escolha a opção “Vídeo”. Informe a sua intenção com sua campanha, porém, é possível prosseguir sem um objetivo específico. Clique em continuar.
3. Configure a campanha
O Google vai direcionar para as configurações básicas de campanha. Vai te solicitar algumas informações
  • Nome da campanha;
  • Orçamento, diário ou total;
  • Data de início ou fim da campanha
Na seção "Redes'', vai perceber que a opção “Vídeos do Youtube” está marcada. Agora é o momento de definir a segmentação. Informe o idioma dos usuários que serão alcançados e localização geográfica.
Após informar o valor investido , na seção “Lances”.
Na seção Dispositivos, é possível escolher em quais aparelhos e sistemas operacionais os anúncios serão exibidos. Em Limite de Frequência, informe quantas vezes a publicidade poderá ser exibida para cada usuário e salve.
4. Crie os anúncios
Agora, informe um nome para o grupo de anúncios. Em seguida, é hora de segmentar de maneira ainda mais específica o público-alvo. Informe palavras-chave, tópicos e canais.
Agora, é o momento de informar a URL do vídeo no Youtube.
Em seguida, será possível escolher o tipo de anúncio e informar um link para que o usuário possa acessar alguma página com mais informações. Há também campos para escrever um CTA e um título. À medida que você preenche os campos, a pré-visualização mostra como ficará o anúncio finalizado.
Pronto, agora seu anúncio está pronto.


Buscar todos os tipos de recursos relacionados a campanhas publicitárias é algo de extrema importância para qualquer empresa que deseja ser notada no mercado. Em 2020 isso ficou ainda mais claro, pois ser notado tornou-se um ponto alto de todos os negócios.
Para ter bons resultados em seus anúncios no Youtube é necessário que tenha uma equipe especializada no assunto. Contrate uma equipe de marketing.
Entre em contato com a equipe Marketing Popular para saber mais! 


Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Alterar preferências Aceitar tudo
Cookies