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Como administrar um blog para aumentar as vendas?

O intuito de qualquer estratégia de marketing digital é vender mais. Tudo que se faz nesse ramo de atividade é focado em melhorar a visibilidade de uma marca e promover produtos ou serviços. 

O blog não fica de fora disso, afinal, ele é uma parte vital das estratégias digitais e se você souber trabalhar com ele, consegue um excelente resultado. Para te ajudar, vamos explicar agora o que fazer. 

Administrando um blog para aumentar as vendas

1 - Saiba o que é Inbound Marketing

Antes de mais nada, você precisa compreender que o blog faz parte de uma divisão do marketing digital que chamamos de Inbound Marketing. Em tradução livre, o termo significa marketing de atração, e está diretamente ligado ao blog. 

Nesse tipo de marketing, tudo o que você faz tem o objetivo de atrair um usuário voluntariamente até sua marca. Para isso, são utilizadas várias estratégias que você verá aqui. 

É importante saber, portanto, que nada do que vamos falar vai te ensinar a divulgar seus produtos e serviços agressivamente em seu blog, mas sim convidar os interessados a conhecê-los. 

2 - Funil de vendas

O funil de vendas é uma estrutura que serve para administrar seu blog para aumentar as vendas com mais precisão. Ele consegue aumentar a taxa de sucesso em que uma oferta se transforma em uma venda. 

Para isso, possui cinco etapas, onde o usuário vai descendo por elas até chegar no fundo do funil, que é o momento ideal para fazer uma oferta. 

Quanto mais no topo do funil, mais frio ele está. Quanto mais próximo do fundo do funil, melhor. Etapas diferentes pedem conteúdos diferentes para fazer com que o usuário avance dentro do funil de vendas.

3 - Planejamento de pautas

É essencial planejar as pautas que você vai utilizar em seu blog. Além de serem interessantes para o usuário, elas devem também coincidir com os termos mais pesquisados na internet. 

Existem diversas ferramentas utilizadas para verificar quais são esses termos. Uma vez que você encontre os melhores, pode criar uma pauta em cima deles e desenvolver os textos. 

Assim, fica mais fácil encontrar seu blog através de uma pesquisa na internet. Se você não fizer o planejamento de pautas, seus textos podem nunca ser encontrados. 

4 - Periodicidade

É necessário manter uma periodicidade se você quiser que o seu blog tenha sucesso. Isso porque os algoritmos dos mecanismos de busca identificam o quão frequente são suas postagens. 

Blogs que postam pouco ou com intervalos muito grandes têm baixa autoridade, o que prejudica seu desempenho nos resultados de busca. O ideal é que você possa fazer pelo menos 3 ou 4 postagens por mês. 

Isso já te dá mais autoridade e faz com que os mecanismos de busca classifiquem melhor o seu domínio, aumentando suas chances de ser encontrado e, consequentemente, fazendo seu blog vender mais. 

5 - Otimização

Não é apenas a periodicidade que influencia na sua classificação nos resultados de uma busca. Existem mais de 200 fatores que ajudam a determinar onde seu blog aparece no Google, por exemplo. 

Para que você seja encontrado com mais facilidade, esses fatores devem ser respeitados. Isso diz aos mecanismos de busca que seu blog apresenta maiores chances de responder às perguntas feitas pelos usuários. 

Assim, é possível adequar um blog para que ele atenda aos requisitos. Esse trabalho é chamado de SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para os Mecanismos de Busca, ou simplesmente otimização. 

6 - Qualidade

Não basta fazer SEO e esperar que você estará administrando um blog para aumentar as vendas. É preciso prestar atenção especial ao usuário que lê e frequenta o seu blog. 

A qualidade do conteúdo conta muito nesse quesito. Um conteúdo de baixa qualidade, mal escrito e mal estruturado repele o usuário, fazendo-o procurar outro site. 

Além de ser ineficaz, isso gera a chamada taxa de rejeição, que é um dos fatores que influencia negativamente em seu posicionamento nas buscas. 

Por isso, atenha-se à qualidade dos seus conteúdos e, se necessário, contrate profissionais para produzi-los. 

7 - Integração

Nada do que falamos aqui vai adiantar se você não integrar estas estratégias com o restante do marketing digital. Se você realmente quer aumentar as vendas, é preciso fazer mais e ir além do blog. 

Mídias sociais, e-mail marketing, links patrocinados e e-commerce são alguns dos exemplos que fazem com que suas vendas disparem. E fique tranquilo, pois você não precisa entender tudo isso logo de cara. 

Caso tenha dificuldades, fale com os especialistas da Marketing Popular. Nós podemos te ajudar a entender o que precisa ser feito, de que forma e quanto tempo isso vai levar.


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