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Como administrar um blog para aumentar as vendas?

Tudo que se faz nesse ramo de atividade é focado em melhorar a visibilidade de uma marca e promover produtos ou serviços. O intuito de qualquer estratégia de marketing digital é vender mais. 

O blog não fica de fora disso, afinal, ele é parte vital das estratégias digitais e se você souber trabalhar com ele, consegue excelentes resultados. Para te ajudar, vamos explicar agora o que fazer. 

Conheça diversas técnicas para tornar o seu blog mais atraente e aumentar as suas vendas com ele.

Administrando um blog para aumentar as vendas

1 - Saiba o que é Inbound Marketing


Os blogs são canais perfeitos para a execução do Inbound Marketing, uma estratégia de atração e retenção da audiência. Em tradução livre, o termo significa marketing de atração, através dessa produção de conteúdo, as pessoas chegarão até você, sua marca, sua empresa. 

Nesse tipo de marketing, tudo o que você faz tem o objetivo de atrair um usuário voluntariamente até sua marca. Para isso, a oferta de conteúdo relevante gratuita deve ser trabalhada com frequência. Em um blog é possível fornecer informações em texto, vídeo, check-list, planilhas, etc. 

Todo esse conteúdo que ajuda as pessoas gratuitamente faz com que elas se sintam gratas e engajem com a sua marca. Essa fidelidade faz com que a pessoa te procure sempre que precisar dos seus produtos/serviços e não o concorrente que nunca a ajudou com nada antes. 

Preparamos um texto completo sobre inbound marketing. Clique aqui para conferir

2 - Funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia que serve para administrar o caminho que a sua audiência percorre (de maneira ilustrativa), desde o momento em que elas entram no funil (primeiro contato com a sua marca) até cegar ao fundo (onde a compra ocorre). Essa estratégia visa aumentar as vendas com maior precisão. 

O funil possui cinco etapas, onde o usuário entra como ‘’público frio’’ e vai descendo por elas até chegar no fundo do funil (público quente), que é o momento ideal para fazer uma oferta.

Quanto mais no topo do funil, mais frio ele está, quanto mais próximo do fundo do funil, mais preparado está o lead para a compra. Etapas diferentes pedem conteúdos diferentes para fazer com que o usuário avance dentro do funil de vendas. 

No topo do funil está o marketing de conteúdo que vimos anteriormente, ele é responsável por atrair as pessoas, e a cada etapa do funil muda a comunicação pois a pessoa passa a te conhecer, depois a confiar em você e assim por diante, até estar pronta para comprar. 

3 - Planejamento de pautas

É essencial planejar as pautas que você vai utilizar em seu blog. Cada assunto deve estar ligado com a proposta ou tema principal da marca. Criar bons conteúdos constantemente é um desafio para todos os profissionais de marketing, por isso é importante estar se comunicando constantemente com o público e ver do que eles estão precisando. 

Além dos tópicos/assuntos, é necessário estar atento as palavras-chaves. Essas palavras são exatamente o que as pessoas estão pesquisando e utilizando-as mais pessoas irão encontrar os seus conteúdos na internet. Existem diversas ferramentas utilizadas para verificar quais são esses termos, uma vez que você encontre os melhores, pode utiliza-los para melhorar o SEO do seu blog. 

Quanto mais pessoas chegarem até você, maiores são as chances de vender. 

4 - Periodicidade

É necessário manter uma periodicidade se você quiser que o seu blog tenha sucesso. Isso porque os algoritmos dos mecanismos de busca identificam o quão frequente são suas postagens. É necessário produzir conteúdo frequentemente para aumentar a sua autoridade na internet. 

Blogs que postam pouco ou com intervalos muito grandes têm baixa relevância, o que prejudica seu desempenho nos resultados de busca. O ideal seria uma postagem por dia ou o mais próximo disso possível. Lembre-se sempre de que o conteúdo deve ser relevante, de nada adianta soltar posts sem sentido pois não vai engajar. As vezes menos é mais. 

Essa presença e comprometimento com o blog, te dá autoridade e faz com que os mecanismos de busca classifiquem melhor o seu domínio, aumentando suas chances de ser encontrado e, consequentemente, fazendo seu blog vender mais. 

5 - Otimização

Para que o seu blog seja reconhecido como bom e passe a ser entregue para mais pessoas é necessário trabalhar o SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para os Mecanismos de Busca. 

Essa otimização é feita com o uso de palavras-chaves em pontos estratégicos e também com uma estrutura específica do texto. Essas regras ‘’agradam’’ os algoritmos das plataformas de buscas e a partir daí ela passa a entregar para mais pessoas. E quanto mais a página é acessada, mais ela é entregue. 

Não é apenas a periodicidade que influencia nos resultados de uma busca. Existem mais de 200 fatores que ajudam a determinar onde seu blog aparece no Google. 

Para que você seja encontrado com mais facilidade, esses fatores devem ser respeitados. Isso diz aos mecanismos de busca que seu blog apresenta maiores chances de responder às perguntas feitas pelos usuários.  

6 - Qualidade

Não basta fazer SEO e esperar que você estará administrando um blog para aumentar as vendas, é preciso prestar atenção especial ao usuário que lê e frequenta o seu blog. A qualidade do conteúdo conta muito nesse quesito. Um conteúdo de baixa qualidade, mal escrito e mal estruturado repele o usuário, fazendo-o procurar outro site. 

Além de ser ineficaz, isso gera a chamada taxa de rejeição, que é um dos fatores que influencia negativamente em seu posicionamento nas buscas. Por isso, atenha-se à qualidade dos seus conteúdos e, se necessário, contrate profissionais para produzi-los. 

Dois pilares importantes para a qualidade do blog é a periodicidade e qualidade dos materiais. Tenha sempre isso em mente.

7 - Integração

Mídias sociais, e-mail marketing, links patrocinados e e-commerce são alguns dos exemplos que fazem com que suas vendas disparem. Crie diversos links em seu blog que leva para o site, plataformas de vendas, etc. Essa integração faz com que as pessoas te acompanhem em mais de um canal e você passa a ter muito mais a atenção dela. 

Conclusão

Nesse artigo você conheceu os principais pilares para ter um blog de sucesso e aumentar muito as suas vendas. O blog demanda de bastante tempo e dedicação e é necessário ter um profissional a frente dele. 

Mesmo com o crescimento das redes sociais, o blog não morreu e nem vai. Páginas mais robustas com conteúdos mais completos ainda são muito procurados e são uma grande fonte de renda. 

Além de utiliza-los para gerar mais audiência e venda para o seu site/loja, ainda há a possibilidade de monetizar o seu blog, ganhando dinheiro com cliques/visitas e expondo propagandas de parceiros.


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