Se você quer que sua marca tenha o melhor desempenho possível nas mídias sociais, você está no lugar certo. É importantíssimo conhecer esses 7 erros que devem ser evitados, a fim de que nenhum deles atrapalhe o seu sucesso.
As mídias sociais são um vasto campo de possibilidades e você precisa saber exatamente onde pisar, o que fazer e o que evitar se quiser que dê tudo certo.

Quais são os erros que minha empresa precisa evitar nas mídias sociais?
1 - Opiniões controversas
Não estamos dizendo que você não pode ter opinião própria, mas sim que a página da sua empresa não é o lugar ideal para expressá-la.
Assim, quando surgirem temas polêmicos, tente ao máximo evitar opiniões controversas que possam gerar desconforto, ofender ou desprezar alguém.
Entretanto, se sua empresa levantar alguma bandeira ou defender algum movimento, como o combate ao racismo ou à homofobia, você pode defender o ponto de vista da empresa, se ele prezar pela equidade, respeito e humanidade.
2 - Conduta agressiva
Nem sempre os usuários serão legais com sua empresa na internet. Muitas pessoas não têm filtros e falam o que pensam sem se preocupar em ofender, agredir ou menosprezar.
E como lidar com os chamados usuários tóxicos? Evite sempre o comportamento agressivo. Se você receber uma crítica, reclamação ou até mesmo uma acusação, jamais devolva na mesma moeda.
Lembre-se de que todo mundo conseguirá ver o que você comenta em suas próprias publicações. Vale mais a pena explicar a situação e se defender de forma controlada, do que ter o prazer momentâneo de dar a famosa "patadinha" e depois ter isso usado contra você.
3 - Indiferença
As redes estão aí para gerar interação entre as pessoas e empresas. Portanto, um dos erros que sua empresa deve evitar nas mídias sociais é ignorar esse poder de interação completamente.
Se você receber comentários, mensagens ou avaliações em sua página, responda. Se for algo positivo, agradeça a atenção e a preferência. Se for negativo, dê atenção especial e jamais deixe sem resposta.
Uma avaliação negativa sem resposta é uma avaliação consentida pela marca. Sempre que receber uma crítica, informe que lamenta, ou entende o ponto de vista exposto, e ofereça-se para solucionar o caso da melhor forma possível.
4 - Falta de planejamento

Um erro muito comum nas mídias sociais que sua empresa deve evitar é não realizar um planejamento de postagens. O planejamento é essencial para saber exatamente como será o mês de postagens em cada uma das suas mídias.
Um bom planejamento consegue determinar qual o melhor momento para cada postagem, quantas postagens serão feitas e sobre o quê elas falarão. Além disso, também é importante planejar o conteúdo de cada postagem, para que você evite de falar qualquer coisa só porque precisa postar.
5 - Falta de cronograma
Quanto ao cronograma de postagens, duas coisas não funcionam: postar demais ou postar de menos. Deve haver sempre um equilíbrio. Por isso, a falta de um cronograma é mais um erro que sua empresa deve evitar nas mídias sociais.
Postar muito em um intervalo de tempo curto não favorece a interação com seu último post e ainda faz o algoritmo diminuir sua relevância, pois você está inundando o feed.
Ficar muito tempo sem postar faz com que os seguidores se esqueçam de você e o algoritmo entenda que você parou de atuar, diminuindo sua relevância também.
O ideal é postar de três a quatro vezes por semana, em dias e horários escolhidos por meio dos testes de engajamento.
6 - Vídeos longos
Apesar de boa parte das pessoas passar muito tempo nas mídias sociais por dia, ninguém gosta de ficar vendo o mesmo post durante muito tempo. A interação nas mídias acontece de forma rápida e dinâmica.
Se você quer que seus usuários consumam seu conteúdo até o fim, evite postar vídeos longos. Você pode deixar o vídeo completo em outro local, como no YouTube, para quem quiser assistir. Quem não quiser, verá somente a prévia que você pode postar nas mídias sociais.
7 - Imagens de baixa qualidade
Não existe nada mais desagradável para o usuário do que uma empresa que posta imagens de baixa qualidade, desfocadas ou descentralizadas. Chega a ser tão incômodo que os olhos automaticamente ignoram e passam para a próxima postagem.
Tente ao máximo evitar esse erro nas mídias sociais e coloque imagens de boa qualidade, com bom enquadramento e nítidas. Caso não tenha uma boa imagem do que pretendia postar, vale mais a pena fazer uma imagem melhor e postar depois do que postar agora com uma imagem ruim.
As imagens ruins não geram engajamento e ainda deixam uma impressão nada profissional sobre sua marca.
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