BLOG MKT POPULAR

4 DICAS PARA MELHORAR O ENGAJAMENTO DA SUA PÁGINA NO FACEBOOK

Pode ser uma afirmação radical, mas é verdadeira: se a sua empresa não está nas redes sociais ela não existe!
Dói, mas é verdade.
Para uma empresa “existir” nesse mundo ela precisa (e deve) estar na internet.
Isso não quer dizer que deve estar presente desesperadamente em todas as redes sociais, mas sim, no local em que seu público também se faz presente.

Acontece que hoje, mesmo estando presentes nesses canais, as empresas não conseguem bons resultados. Isso acontece por alguns motivos, mas o mais relevante deles é: postar conteúdos que não estão sendo interessantes/relevantes para o seu público.

Estamos na era do consumo da informação. Correção: estamos na era do consumo frenético por informação de fácil acesso, mesmo que esta seja superficial, infelizmente. Repare que hoje dificilmente as pessoas se aprofundam em pesquisas para entender assuntos, apenas consultam informações ou fragmentos delas que estão facilmente a disposição, pouco importando a profundidade do seu teor. Hoje o que conta mais é ser mais rápido do que ser mais assertivo em comunicar algo. Não é bom, mas é a realidade. O mundo da informação está caminhando diariamente para isso. 


Não temos tempo para mais nada, e o pouco de tempo que nos sobra, temos que desviar de assuntos, propagandas e informações que não nos interessam, e este é o ponto crucial: se tornar interessante em meio a esse bombardeio.
Para tanto, separamos aqui algumas dicas simples que irão ajudar muito o seu negócio a ser uma referência no seu ramo de atuação para os seus “fãs”. 

Com que frequência você fala com sua audiência?

1 - CONTEÚDO RELEVANTE 

Crie conteúdos para informar e ensinar o seu público de acordo com a proposta de valor do seu negócio. Isso tornará você referência no ramo de atuação, em que, quando precisarem de algo relacionado ao seu negócio, lembrarão primeiro de você. Relevância gera confiança.
Use a linguagem do seu público, faça perguntas, combine imagens, descontraia com emojis, crie chamadas intrigantes, títulos chamativos/polêmicos, abuse dos gatilhos mentais.
Uma dica é atrair o público com o tema de uma dor/problema dele, em que ao ler, ele vai entender que você tem a solução que ele procura. 

2 - FREQUÊNCIA/ATUALIZAÇÃO

Sejamos diretos, ou você mantém sua página atualizada com publicações frequentes, ou é melhor nem ter uma página.
Jamais fique longos períodos sem compartilhar conteúdos na sua página, isso acaba com todos os seus esforços além de passar um ar de “desleixo”, desinteresse e desorganização.
Utilize os relatórios do Facebook Insights para ver os dias e horários de maior audiência do seu público (acesse em “Publicações”).
Outra dica é fazer testes em dias e horários da semana alternados para saber quais serão os melhores momentos para os posts. 

"Use a linguagem do seu público, faça perguntas, combine imagens, descontraia com emojis, crie chamadas intrigantes, títulos chamativos/polêmicos, abuse dos gatilhos mentais..."

3 - PÚBLICO-ALVO 

Há quem pense que alcançar o maior número de pessoas é o caminho. Isso não é verdade.
Não queremos quantidade, queremos qualidade!
Não adianta ter 100 mil fãs e engajamento quase nulo ou perto disso. O foco é pessoas reais, que troquem informações, busquem soluções e conversem com o seu negócio.
O objetivo é atingir o público que realmente tem a ver e se interessa pelo seu negócio. Esse é o público que tem grandes chances de ser um cliente real.
A dica é atingir quem precisa de você e não qualquer pessoa. Pense nisso na hora de segmentar o público quando for patrocinar algum conteúdo.
Quantidade não quer dizer bons negócios. Quantidade é somente uma métrica de vaidade. 

4 - INTERAÇÃO

Fale com seus fãs!
Acredite, eles anseia/espera pela sua atenção!
Jamais deixe um fã sem resposta, mesmo em casos mais extremos como uma reclamação, por exemplo.
Para esses casos mais específicos a dica é: uma resposta pública informando que irá entrar em contato através de mensagem privada. Pronto! Quem não tem a ver com o assunto viu que a empresa não ignorou o fato e quem tem a ver com o assunto sabe que receberá um contato/resposta. 

Para os demais casos, responda sempre que conseguir e procure não defender nenhuma bandeira fervorosamente. Lembre-se: a internet é um lugar de julgamento duro e cruel. Mantenha os valores e princípios da sua empresa, mas não se esqueça de que as pessoas são têm opiniões diferentes e são livres. O respeito às diferenças deve prevalecer acima de tudo!

Em resumo, empatia é o segredo para a sua página ser relevante. Coloque-se no lugar do seu público. Faça perguntas a si mesmo, “isso resolve o meu problema?”, “como isso vai me ajudar?”.
Lembre-se sempre que seu negócio tem um propósito antes de qualquer outro: levar soluções e melhorar a vida das pessoas.

Até a próxima! ; ) .

Monique Gonçalves
Social Média – Marketing Popular Agência de Marketing Digital
www.mktpopular.com


Receba mais dicas de marketing digital para seu negócio. 


CONFIRA MAIS DICAS DE MARKETING DIGITAL

Como melhorar sua empresa no Facebook

SAIBA O QUE É REMARKETING E COMO UTILIZAR A FAVOR DA SUA EMPRESA!

As estatísticas são alarmantes, mas reais: 97% dos clientes que procuram seu produto/serviço/marca na internet desistem da compra num primeiro momento.
Diante dessa informação, cabe a você ...

Como melhorar sua empresa no Facebook

VOCÊ SABE USAR #HASHTAG?  

Hashtag é uma palavra-chave com a # (jogo da velha ou cerquilha) na frente usada para gerar alcance nas buscas online. Começou no Twitter e segue em várias redes sociais até hoje.
Uma hashtag é um hiperlink que direciona a pesquisa...

POR QUE SUA EMPRESA DEVE ESTAR NO GOOGLE MEU NEGÓCIO?

POR QUE SUA EMPRESA DEVE ESTAR NO GOOGLE MEU NEGÓCIO? 

É uma ferramenta gratuita do Google lançada em 2014 que ajuda os clientes a descobrirem o seu produto/serviço...